O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor e beneficiador de noz-pecã do Brasil. O Programa Estadual de desenvolvimento da pecanicultura – Pró-pecã, foi lançado em 2017 juntamente com a instalação da Câmara Setorial da Noz-pecã, sendo que seu principal objetivo é promover o desenvolvimento de uma pecanicultura moderna, competitiva e sustentável, gerando emprego e renda no meio rural e incentivando as agroindústrias de beneficiamento e fornecedores de equipamentos dessa cadeia produtiva.
A pecanicultura pode ser integrada a sistemas agroflorestais e a pecuária.
O RS possui boas condições de clima e solos para a produção de noz-pecã, e o Brasil é um grande importador e daqui algum tempo ele será exportador de noz-pecã. A safra gaúcha de chegou a 5 mil toneladas neste ano de 2023.
A nogueira-pecã é uma espécie frutífera originária do sul dos Estados Unidos e norte do México e atualmente o cultivo cresce muito no nosso país.
É um fruto com a casca bastante dura e lisa, a parte comestível é a semente.
Fonte de nutrientes e gorduras saudáveis essenciais ao nosso organismo, graças a seu sabor amanteigado essa oleaginosa é um ingrediente comum em aperitivos, sobremesas e pratos especiais.
Alguns benefícios que encontramos na noz-pecã:
– Auxilia na saúde do coração
– Elimina radicais livres
– Melhora a saúde dos olhos
– Auxilia na saúde da pele e do cabelo
— Estabiliza o açúcar no sangue
– Nos dá energia
– Previne contra o estresse oxidativo
– Diminui o colesterol
– Reduz a inflamação
– Bom para a saúde dos ossos
– Bom para a saúde do cérebro
– Auxilia no tratamento da diabetes
– Reduz sintomas de TPM
– Reduz a pressão arterial