A pipoca é um alimento saudável que está presente nas festas juninas, pois o milho aparece em vários pratos típicos
Márcia Ximenes Nunes
Todos sabemos que a pipoca ou popoca é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, o milho-pipoca, que estoura quando aquecido. A pipoca fica mais gostosa olhando um filme, uma série, a novela, o jogo de futebol, lendo um livro, estudando, namorando, com os amigos, família e aproveitando as festas tradicionais.
Pipoca salgada, doce, temperada, de chocolate, com leite em pó, com tempero, todos os tipos de pipoca são boas em qualquer hora na nossa casa.
O milho faz parte da festa junina, no curau, canjica doce e salgada, bolo, tortas, milho assado, cuscuz, bolinhos de farinha de milho e variadas receitas para saborear e que são benéficas para o nosso organismo.
A pipoca contém ácido fólico e tem mais antioxidantes que muitas frutas. Rica em fibras e polifenois, que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo.
Alguns benefícios de consumirmos a pipoca:
– Previne o câncer
– Reduz o colesterol
– Controla o diabetes
– Fonte de vitaminas do complexo B
– Diminui o envelhecimento precoce
– Melhora o trânsito intestinal
– Combate o estresse
– Melhora o humor
– Protege o sistema cardiovascular
– Protege contra doenças degenerativas
RECEITA DE PIPOCA DE CHOCOLATE
– Milho de pipoca
– Azeite para estourar a pipoca
– 7 colheres (sopa) de achocolatado
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– uma colher (sopa) de margarina sem sal
– ½ xícara de leite
Primeiramente estoure a pipoca normalmente e reserve.
Em uma panela coloque o açúcar, o achocolatado, a margarina e o leite, cozinhe em fogo alto, sempre mexendo os ingredientes, quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar até que a cobertura esteja grossa. Desligue o fogo e coloque a cobertura em cima da pipoca misturando bem.