O marmelo também é conhecido como “pomo dourado”, considerado a fruta da fertilidade e do amor.
O marmeleiro é uma árvore pequena, seus frutos são os marmelos, sendo originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e sudeste da Europa.
Em Portugal é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente como marmelada, um doce muito conhecido dos brasileiros, eles também consomem o marmelo assado.
No Brasil a fruta é consumida quase que exclusivamente industrializado, para a produção de marmelada e os frutos também são importados da Argentina e do Uruguai.
Os estados maiores produtores de marmelo são Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, os municípios que mais se destacam na produção são: Cidade Ocidental (GO), São João do Paraíso (MG), Marmelópolis (MG), Maria da Fé (MG), Virgínia (MG), Caxias do Sul (RS) e Bento Gonçalves (RS).
Na produção mundial destacam-se os países de Uzbequistão, Turquia, Argentina, China, Uruguai e chile.
As sementes do marmelo podem ser utilizadas como antidiarreico. Extraímos do marmeleiro a “vara do marmelo”, instrumento de punição bastante usado no passado e ainda em uso em algumas localidades, o que eu acho um “absurdo” e uma falta de respeito com o próximo.
Tinha até uma música bem conhecida de todos que iam ao circo
…”Tem marmelada, tem sim senhor, tem goiabada, tem sim senhor e o palhaço o que é? Ladrão de muié…”
Conta á história que os primeiros marmeleiros plantados no Brasil, tinham sido trazidos por Martin Afonso de Sousa, em 1.530. No século XX a marmelada chegou a ser o doce industrializado mais consumido no Brasil.
O marmelo é um adstringente e fortificante do aparelho digestivo, pode ser consumido in natura, mas sua polpa é empregada na fabricação de doces e da nossa famosa marmelada, um purê de marmelo cozido com açúcar e água. Podemos usá-los em sucos, vitaminas, smoothies, geleias e recheios ou coberturas de bolos, tortas e pães.
O marmelo também é conhecido como “pomo dourado”, considerado a fruta da fertilidade e do amor. Uma fruta rica em fibras, vitaminas, antioxidantes naturais como o tanino.
Benefícios de consumirmos o marmelo:
– Bom funcionamento do intestino
– Faz bem para a saúde do coração
– Auxilia no controle glicêmico
– Regula o colesterol
– Fortalece os músculos
– Previne doenças do coração
– Fortalece o sistema imunológico
– Previne doenças de córnea e mácula
– Tem ação diurética, anti-inflamatória e cicatrizante