A Luz do Pampa Ecogranja e Produção Ecológica, faz parte do projeto Turismo Rural em Alegrete – RS, hoje nossa entrevista é com a Fernanda Saldanha, uma produtora rural que faz parte da Agricultura Familiar
Márcia Ximenes Nunes
O turismo rural é pouco explorado e divulgado em todo o Rio Grande do Sul e a cidade do Alegrete tem um projeto juntamente com a prefeitura para divulgarmos mais o que acontece nos campos e na tradição gaúcha. Com trilhas, visitação a fazendas, piscicultura, agricultura, pecuária, brincadeiras com crianças e visitantes, degustação dos produtos da agricultura familiar, passeio a cavalo e muitas outras atrações.
Entrevistamos a Fernanda Pedroso Saldanha que é a administradora da Luz do Pampa Ecogranja e Produção Ecológica na estrada do Capivari, no Alegrete – RS, juntamente com seu esposo Ederson Lara Machado que é tecnólogo em produção de grãos.
Na propriedade tem criação de galinhas, produção de ovos, de verduras, legumes, piscicultura e agora o turismo rural, tudo dentro da Agricultura Familiar.
Quantas galinhas possuem na propriedade e qual a alimentação delas?
“…Atualmente temos 200 galinhas e alimentação delas é a base de ração de postura, o principal alimento. E elas ficam soltas no terreiro para comer insetos e pastos…”
Onde vendem os ovos?
“…Vendemos os ovos para a PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar e nas feiras da agricultura familiar…’
Vocês plantam também?
“…Plantamos conforme a estação do ano, agora estamos plantando tomate cereja, abóbora, mandioca, milho e alface. Plantamos para a nossa alimentação e o excedente vendemos na feira da agricultura familiar na cidade e aqui na própria propriedade nas feiras que fazemos aos domingos…”
“…O propósito do trabalho da Luz do Pampa com o aviário no sistema caipira, tem o foco principal a produção de ovos crioulos de galinhas livres de gaiolas, podendo elas expressarem o seu comportamento natural, fazendo assim, elas se sentirem felizes. Visamos muito a idéia de que nossos ovos são “ovos felizes”. Temos muito cuidado e prezamos pelo bem estar do animal. Também temos a piscicultura no açude com as espécies de jundiá e carpa. Nossas hortaliças foram plantadas para o nosso consumo e o excedente trazemos para a feira…”
Conte-nos como funciona o projeto do Turismo Rural?
“…Começamos o turismo rural através de iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR) e o Sindicato Rural de Alegrete, estamos nos qualificando através do curso de turismo rural. Este ano na 80ª Exposição Agropecuária de Alegrete recebemos homenagem dos Parceiros pela produção com o certificado destaque na atividade de turismo rural.
Realizamos eventos com agendamento prévio e oferecemos o café campeiro, almoço campeiro, trilha do Bioma Pampa, piquenique e agora no final do ano tem a chegada do Papai Noel.
Aos domingos fizemos a nossa tradicional feira da Agricultura Familiar com nossos produtos e com os parceiros como a Agroindústria Sabor da Estrela, Queijaria da Rose, lingüiças e charque do mercado Tambara e durante a tarde temos passeios a cavalo, empinamento de pipas e alimentação dos animais. E, em breve, abriremos para massagens das nossas Isas (raça de galinhas Isa Brown), “Galinoterapia”…”