Conta-se que quando a Sagrada Família fugiu para o Egito, Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam-se abrindo à medida que eles passavam. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim sem pétalas, nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino Jesus. Cansada, Maria parou à beira do rio e enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida olhou ao redor, procurando um lugar para estender as roupas.
– O lírio quebrará com o peso e o lilás é alto demais.
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.
– Obrigada, gentil alecrim! Disse Maria. Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordar a cor do manto que estou usando. E não são apenas flores que te dou em agradecimento e todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos.
“Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir desse instante terão o aroma de santidade e emanarão alegria.
O alecrim pode ser usado fresco ou seco, na preparação de carnes, batatas, lingüiças, sopas, molhos e chás. Ele é muito usado na medicina popular.
Benefícios do alecrim para nosso organismo
– Alivio da dor de cabeça
– Melhora a digestão
– Combate o cansaço mental
– Antibiótico natural
– Diurético
– Protege a saúde do fígado
– Ajuda a controlar o diabetes
– Melhora a concentração
– Ajuda a combater o câncer
ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM
Para fazer o óleo de alecrim em casa, devemos colocar dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro e adicionar um óleo de base, como o óleo de coco, de amêndoas ou azeite, tampar e agitar levemente. Depois colocar o vidro em um local quente e escuro por duas semanas. Depois coar e usar.
Como podemos usar o óleo:
– Melhora a anemia
– Promove o rejuvenescimento facial
– Combate infecções
– Previne cáries
– Alivia os sintomas de indigestão
– Estimula o crescimento do cabelo
– Alivia dores de cabeça
– Melhora a circulação