A influência das músicas tradicionais nos gêneros musicais contemporâneos amazonenses

As músicas tradicionais amazonenses trazem uma característica cultural marcante para o cenário musical do estado. Muitos músicos contemporâneos se inspiram nessas canções para dar autenticidade às suas obras.

Algumas das bandas mais conhecidas de Manaus utilizam elementos dos povos originários na produção de suas músicas, principalmente melodias presentes em rituais indígenas, que servem como fonte de inspiração.

Um dos principais movimentos de expressão artística tradicional são as canções do boi, que, no Festival de Parintins, tornam-se a trilha sonora principal. As cantigas do festival misturam diversos elementos para reviver e preservar a cultura folclórica.

Essa identidade regional influenciou artistas contemporâneos e resultou no gênero Folk Amazonense, que combina elementos do pop e do rock. Essa fusão cria um som único, muitas vezes voltado à contemplação da floresta, como é o caso do grupo Os Tucumanus, cuja obra Palafita exemplifica essa influência.

A influência também se estende ao estilo de composição. Assim como as músicas tradicionais valorizam as raízes naturais e retratam o cotidiano, muitos músicos manauaras seguem essa mesma abordagem. O cantor Nicolas Jr., por exemplo, compôs a canção Geyziane, Meu Amor, uma bela crônica que lhe rendeu grande reconhecimento na carreira.

Para a música contemporânea manauara, as influências tradicionais sempre serão uma base criativa, pois a essência musical da região está na valorização de suas raízes culturais. No fim, a música amazonense contemporânea reflete aquilo que faz o Amazonas ser único.

Texto: Ryan Jatahy

Foto: Reprodução

Supervisão: Beatriz Costa

Post Author: Ryan Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *