A frutinha cranberry já faz parte da mesa dos brasileiros, principalmente para aqueles que procuram uma boa saúde comendo alimentos saudáveis, sendo que é difícil encontrar a fruta in natura no nosso país

Cranberry é um arbusto pequeno originário da América do Norte, era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. Essa planta tem um fruto vermelho bastante ácido, muito usado na culinária no Brasil, também em forma de suco, sendo chamado de oxicoco.

Rico em proantocianidina, substância apontada como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E, para inibir a aderência e evitar a translocação de bactérias. Possui vitamina C, substâncias oxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.

Muito difícil de encontrar a fruta in natura no Brasil. Encontramos frutas congeladas e secas. O suco também pode ser encontrado em mercados e lojas de produtos naturais.

Fruta muito usada por pessoas com diabetes tipo 2, escorbuto, síndrome de fadiga crônica, câncer, doenças cardiovasculares e outras.

 

O nome do fruto em inglês vem de craneberry, dado pelos colonizadores europeus. Eles perceberam que a flor lembrava o formato da cabeça, do pescoço e do bico do pássaro crane, um tipo de grou ou garça.

É uma das três frutas nativas dos Estados Unidos da América, junto com o mirtilo e concord grape (um tipo de uva escura) que proporcionam muitos benefícios a nossa saúde.

Possui fonte de fibras (pectina), ácidos (acético, ascórbico, cáprico, málico, valeriânico, cítrico), antioxidante (flavonoides) e sais minerais (magnésio, ferro, cálcio e selênio).

Também muito encontrado como cápsulas, sendo um suplemento alimentar muito procurado e usado no Brasil, também servem como petiscos e na granola. As cápsulas de cranberry, também são conhecidas como cápsulas de arando, ajudam a emagrecer e eliminar o excesso de toxinas do corpo.

Benefícios do uso de cranberry no nosso organismo

– Boa para a saúde bucal e estomacal                   

– Ajuda o funcionamento do sistema intestinal

– Retarda o envelhecimento

– Previne infecções urinárias, como a cistite

– Ajuda a desodorizar a urina de quem sofre de incontinência urinária

– Acelera a cicatrização da pele

– Auxilia no tratamento de pessoas com bexiga neurogênica

– Previne gastrites e úlceras

– Protege os rins

– Mata os germes

– Controla a febre

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *