A empresa RAIAR ORGÂNICOS, lança primeiro ovo pasteurizado orgânico do Brasil

Raiar Orgânicos, segunda maior produtora de ovos orgânicos do país, completa 18 meses de go-tomarket com um motivo a mais para celebrar: a chegada de seu ovo líquido pasteurizado no país. A entrada da empresa nesta nova linha de negócio responde à demanda de cozinhas preocupadas com a origem, a qualidade e a segurança do alimento, uma tendência crescente no foodservice e entre consumidores. A Raiar chegou para tornar o orgânico possível no mercado.

A empresa tem a missão de revolucionar o setor de proteína animal no país, criada pelos sócios-fundadores Marcus Menoita, Luis Barbieri e Leandro Almeida.

Sua iniciativa vai além de vender ovos orgânicos, tendo como objetivo reformar toda a indústria no país e organizá-la para fomentar a produção orgânica de grãos. Afinal, antes da galinha e do ovo vem o milho, sem ele não há como criar galinhas, se não há milho orgânico, não há como haver ovo orgânico.

 

A Raiar é hoje a única empresa do país que oferece ovos pasteurizados 100% orgânicos. Lançado nas versões claras, gemas e ovos integrais, os ovos pasteurizados orgânicos da Raiar já são utilizados em hotéis, como o Rosewood e o Hyatt, padarias, confeitarias e restaurantes. O processamento de ovos representa um passo importante no portfólio da Raiar, e seu principal atributo é trazer para o mercado um produto de alto padrão de qualidade, já que são utilizados apenas ovos Raiar, produzidos pelas galinhas criadas sob o modelo orgânico na granja em Avaré (SP) e em ótimas condições, mas que são desconsiderados pelo varejo devido ao tamanho fora de padrão ou à pequenas variações na casca. “Tivemos a consultoria de um dos maiores especialistas brasileiros no processamento de ovos, o engenheiro de alimentos Paulo Barretto, e buscamos um fornecedor que pudesse oferecer suporte com as tecnologias mais modernas que o setor disponibiliza.

                                                                                                                                                             

Tudo para assegurar o altíssimo padrão de qualidade,  que orienta a produção dos ovos orgânicos da Raiar também na etapa de pasteurização”, diz Marcus Menoita, CEO e sócio-fundador da Raiar. “O resultado superou expectativas: todas as análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais comprovaram um produto de qualidade superior”. Voltado inicialmente para o mercado B2B, os ovos líquidos orgânicos chamaram a atenção de parceiros da Raiar e passaram a ser oferecidos também ao consumidor final, através de plataformas de e-commerce como, Raízs e Shopper, e as lojas físicas da Korin. “Não pensávamos em ir direto para o consumidor final neste momento, mas estamos sendo procurados pelo varejo. Então, iniciamos as vendas em outros canais”, explica Menoita. Segundo ele, a empresa já está desenvolvendo versões em embalagens menores de ovos pasteurizados para consumo individual.

 

Na pasteurização, os ovos passam por um processo térmico que esteriliza os alimentos proporcionando muito mais segurança (sem necessidade de aditivos químicos ou conservantes) ao eliminar microrganismos, e são acondicionados em embalagens Tetra Pak, com tampa rosqueável e capacidade para 1kg ─ volume equivalente a 30 claras, 58 gemas ou 20 ovos inteiros. O tempo de prateleira (shelflife) é outra vantagem.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *