A citricultura é a base da economia de muitas regiões brasileiras, como em São Paulo e Minas Gerais

No Brasil, a citricultura dentro das pequenas propriedades se dá através da agricultura familiar, sendo que a mão de obra geralmente é feita pelos membros das famílias e depois distribuída nos mercados e feiras da cidade.

 

Segundo pesquisadores e especialistas de países como a Espanha, França e Argentina reuniram-se e apontaram a mecanização da colheita como a grande aliada para os produtores levarem mais produtividade às indústrias de sucos de frutas.

Isso porque parte significativa do custo de produção de citrus está na mão de obra, alguns testes como a colheita de maçãs e outras frutíferas na Espanha mostraram que está dando certo.

Nosso país é um dos maiores produtores mundiais de frutas, sendo que a fruticultura possui elevada importância na geração  de empregos diretos e indiretos com destaque de renda na agricultura familiar.

De acordo com dados da FAO (2023), a China é o maior produtor mundial de frutas, como as maçãs, citros, melão, pêra e melancia. E a Índia é o segundo maior produtor destacando-se a banana, manga e laranja. O Brasil apesar de ser o terceiro maior produtor mundial de frutas faz com que aumente a nossa economia em exportações.

 

As frutas que mais se destacam são os cultivos de cacau, laranja, banana. Caju e coco.

Cacau e coco – Nordeste         

Laranja – Em todo o país

Uvas – Rio Grande do Sul e Pernambuco

Cacau – Pará e Bahia

Segundo a EMATER o Estado gaúcho apresenta como grandes produções a uva de mesa, caqui, morango, limão e melão, e um grande destaque na cultura da nogueira pecã.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *