As notícias mais recentes sobre agronegócio, agrofloresta, Amazônia, safras, forças armadas e produção agrícola
26 MAR
A cidade de Gramado no Rio Grande do Sul é considerada a “Capital Nacional do Chocolate Artesanal” e recebe muitos turistas principalmente na Semana da Páscoa
Um dos destinos dos brasileiros na Semana da Páscoa, Gramado possui 25 fábricas de chocolate, muitas delas com fabricação artesanal, e também é conhecida como um pequeno pedaço da Europa em meio a Serra Gaúcha.
Chegando na cidade é muito difícil de resistir as variedades de chocolatres que encontramos em todos os lugares e pontos turísticos. Encontramos o chocolate em formato de ovos, barras, sorvete, chocolate quente, trufas, cookies, diets e muitas outras sobremesas doces e quentes. O que não pode é sair de lá sem provar uma dessas delícias que aquecem o coração e nos deixa com aquele sentimento de conforto.
Algumas fábricas mais conhecidas: – Prawer Chocolates – Caracol Chocolates – Miróh Chocolate Makers – Florybal Chocolate Caseiro – Chocolates Lugano – Chocolates Planalto – Reino do Chocolate Caracol – Mundo do Chocolate
A história do chocolate começou na Mesoamérica antiga, o atual México, foi lá que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Eles bebiam o chocolate durante rituais e usavam como remédio. Séculos mais tarde, os Maias apelidaram o chocolate como a bebida dos deuses. O chocolate deles era uma venerada bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com malaguetas, água e milho. Eles deitavam essa mistura de um pote para outro, criando uma espessa bebida espumosa chamada “xocolat”, que significa ” água amarga”. E depois se espalhou pelo mundo até chegar nas nossas casas hoje em dia.