A chia é um alimento indicado pelos nutricionistas, um alimento funcional muito procurado pelos brasileiros, sendo que ele já era consumido há milhares de anos
Márcia Ximenes Nunes
A chia é um alimento consumido há milhares de anos. Uma planta herbácea da família das lamiáceas, natural da Guatemala e regiões central e austral do México.
Os povos Maias e Astecas acreditavam que ela era uma boa fonte de força e energia.
Há evidências de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos. Presente do Códice Mendonza, século XVI, documento no qual se mencionava sua relevância agrícola na época.
Sua semente é comercializada moída, ou em forma de óleo. Hoje em dia a semente da chia é considerada um alimento funcional, dadas as suas características positivas para nosso organismo.
Na semente da chia encontramos: ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas, fibras antioxidantes e fonte de gorduras poli-insaturadas.
Quando usada de maneira integral, age como emulsificante, torna o líquido mais próximo de um gel.
Podemos usar a chia em pudins, tortas, pães, bolos, mousses, quiches, massas, salada verde, salada de frutas, iogurte, farofa, risoto, patês, vitaminas, sucos.
A chia pode ser usada em vários tipos de alimentações, muito usada pelos veganos e vegetarianos, pois é uma fonte natural de proteínas.
Benefícios do uso da chia
– Ajuda no emagrecimento
– Previne o envelhecimento precoce
– Afasta doenças cardíacas
– Controla e previne o diabetes
– Fortalece a imunidade
– Protege os ossos
– Previne a prisão de ventre
– Ajuda a prevenir o câncer
– Protege nosso cérebro
– Melhora o organismo após um treino físico.
Pesquisas dizem que comer sementes de chia no café da manhã aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos a curto prazo. Você pode incluí-la em todas as suas refeições.