A China se destaca sendo o maior produtor de ovinos mundialmente, países como a Austrália e Nova Zelândia, são reconhecidos por desenvolverem sistema de produção de alta produtividade. Suas criações, com altas tecnologias, visam à produção de carne e lã. Durante anos, esses países desenvolveram técnicas produtivas e raças especializadas de animas que se difundiram pelo mundo, dando impulso para a exploração econômica mundial da ovinocultura
No Brasil os maiores rebanhos encontram-se no Estado do Rio Grande do Sul e na região Nordeste, no Estado gaúcho a criação é baseada em ovinos de raças de carne, laneira e mistas, adaptadas ao clima subtropical enquanto que no Nordeste os ovinos pertencem a raças deslanadas, adaptadas ao clima tropical.
A carne ovina contém altos níveis de nutrientes essenciais como as proteínas e os minerais, além de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, B3 e E. Todos os nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e nos ajudam a ter mais energias para enfrentar o dia.
Essa carne pode ser aproveitada em inúmeras receitas dentro da culinária como no tradicional churrasco, ensopados, moída, arroz de carreteiro, com batatas ou mandioca, grelhada, na lingüiça, no charque, bifes e em muitos outros pratos é só você usar a criatividade.
Conheça alguns benefícios de consumirmos a carne ovina:
– Possui ômega 3, ácido graxos e outros
– Auxilia nas funções do coração
– Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer
– Auxilia nas funções dos músculos
– Ajuda na redução do colesterol
– Fortalece o sistema imunológico