A Capoeira é um dos maiores símbolos da cultura brasileira, saiba mais sobre “o que foi mata”

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial esportiva, cultura popular, dança e música. Constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

Sua origem vem dos povos escravizados e se difundiu por todo o Brasil e hoje em dia é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

A palavra capoeira significa: “o que foi mata”, por meio da conexão dos termos Ka’a (mata) e pûer (que foi). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Teve origem com os fugitivos da escravidão, os quais usavam freqüentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato, esses foram nossos primeiros capoeiristas.

Mais adiante, no período colonial, os negros irão disfarçar a capoeira introduzindo-lhe mímicas, danças, músicas e tudo isso servia para resistir à repressão da polícia Imperial e da Milícia Republicana. Era uma prática proibida no Brasil até o ano de 1937, quando passa a ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

                                                                                                                                                       

Algumas características da capoeira:        

– Acompanhamento de música, berimbau, canto e palmas

– Formação em roda

– Graduação do capoeirista é feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura

 

Uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, praticado em roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada. O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente) ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.

Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto do chão ou de cabeça para baixo. Os golpes mais comuns são chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou aéreas.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *