A cada dia que passa os alimentos PANC entram mais na culinária brasileira e no Rio Grande do Sul já temos aulas de como aproveitar esse tipo de alimento
Márcia Ximenes Nunes
Os alimentos PANC, Plantas Alimentícias Não Convencionais, são alimentos não muito usados diariamente na nossa cozinha, mas que as comunidades mais antigas já usava
m com frequência, eles são muito nutritivos e com muitas vitaminas, além de alimentar nos dá mais saúde.
A Extensionista Rural de Bem Estar Social da Emater RS, também formada em Pedagogia, da cidade de Anta Gorda, Ludmila Alves Gallon nos conta como está inserindo o JARACATIÁ nos seus cursos de culinária, ela já é bem conhecida por introduzir a erva-mate em várias receitas deliciosas.
…”Hoje em dia tenho uma pequena MEI (Arte Branca Com Saúde) padaria e confeitaria, onde tem uma pequena produção e prestadora de serviços.
Ministro cursos, oficinas e palestras em diferentes cidades. Estou ministrando as oficinas junto com um grupo de pessoas sobre o uso do jaracatiá, uma Planta Alimentícia Não Convencional, PANC. Passamos o nosso ensinamento para que mais pessoas aproveitem essas plantas em suas receitas e reinventando a cada dia para que mais pessoas consigam usar certos alimentos que, às vezes, estão no quintal de nossas casas.”…
…”Fizemos várias receitas usando o jaracatiá como:
– Cucas com Jaracatiá e uvas
– Doce de Jaracatiá com bergamota
– Salada de maionese
– Panquecas veganas
– Polenta com jaracatiá”…
O jaracatiá é uma fruta saudável das águas, o alimento já era usado pelos indígenas para tratar problemas digestivos. Da família do mamão, também conhecido por mamão-do-mato e tem como característica um leite ácido.
O nome significa em Tupi, “fruta saudável das águas”, uma árvore que pode atingir até 20m metros de altura e é uma fruta natural do Brasil.