Irá gerar energia limpa e renovável para seus colaboradores e clientes, garantindo boa economia nas suas contas de energia e, principalmente, diminuirá o impacto ambiental
“O mundo amazônico deve ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo”, publicou um dos principais especialistas da região amazônica e fundador do Grupo Bemol, Samuel Benchimol.
Esse ensinamento ultrapassa gerações e norteia o caminho da Bemol hoje. Pensando nisso, o Grupo fez investimentos em armazenamento de energia solar e, agora, apresentam sua primeira Fazenda Solar, “a maior da região norte do Brasil”, explicou o diretor presidente da Bemol, Denis Benchimol Minev, em sua conta na Rede Profissional Linkedin.
Localizada em Manaus, o sistema de geração de energia limpa é uma das apostas do Grupo no Amazonas para os próximos anos, com foco num futuro sustentável, conceito que ganha cada vez mais força e é tendência em todo o mundo:
Com mais de 5 mil metros quadrados de placas que captam a energia solar e a transformam em energia elétrica gerando quatro megawatts por hora em média por dia, por meio do efeito fotovoltaico, a Fazenda de Energia Solar da Bemol, irá gerar energia limpa renovável para os colaboradores da empresa e clientes que comprarem cotas. Com isso, as contas de luz ao final do mês ficam mais baratas para quem participar do programa.
Vantagens da Fazenda Solar
Uma das principais vantagens de investir em energias renováveis é a diminuição do impacto ambiental. Enquanto a energia proveniente de hidrelétricas são responsáveis por inundações de pequenos povoados e perda substancial da flora e da fauna local, a energia solar é limpa, sustentável e silenciosa, ao contrário da energia eólica.
Outra vantagem é a redução do custo da conta de energia. Por se tratar de uma fonte de energia inesgotável ou seja, o sol, as taxas de consumo são fixas e não possuem as mesmas taxas flutuantes da energia elétrica.
Além disso, por ser uma energia renovável, ou seja, nunca irá se esgotar, como o álcool e o petróleo, torna-se um investimento muito mais seguro e viável para as populações.
Colaboradores primeiro
“A Fazenda de Energia Solar da Bemol tem capacidade de produzir energia para suprir o equivalente a 570 casas. Além disso, evita também a emissão de três toneladas de carbono por dia. Inicialmente, o benefício será compartilhado com funcionários da Bemol e em breve estará disponível para clientes”, explica o vídeo institucional postado no Linkedin pelo diretor-presidente da Bemol, Denis Benchimol Minev.
A Fazenda Solar Bemol é um primeiro passo de uma estratégia em busca de um novo relacionamento com os clientes e de um futuro sustentável, acrescentou Benchimol
Exemplos de sucesso no mundo:
*Mark Zuckerberg, do Facebook, utiliza a energia da Fazenda Solar Prospero Solar, na região do Texas, nos Estados Unidos.
Como prometeu utilizar energia renovável até o final de 2020, o empresário decidiu investir nesta fazenda, que tem um tamanho cinco vezes maior do que o Central Park, em Nova York.
*Uma das maiores ilhas havaianas, Kauai é totalmente abastecida por energia solar, sendo uma das maiores fazendas solares do planeta.
Nela, até mesmo períodos nublados ou durante a noite são abastecidos com a energia solar, que é armazenada em 272 baterias de grande porte que são colocadas em uso quando necessário.
Comércios, indústrias e residências podem investir nesse tipo de sistema de energia solar fotovoltaica. No entanto, a sua maior vantagem é a democratização da energia solar, por gerar bastante energia e um custo fixo, que é a assinatura da Fazenda Solar.
Texto Dulce Maria Rodriguez
Vídeo: Bemol
Fotos: Reprodução