A Batalha dos Guararapes e sua ligação com o Exército Brasileiro

Combate que uniu brancos, negros e índios para defender a pátria contra o invasor holandês, por duas vezes.  

A Batalha dos Guararapes aconteceu entre abril de 1648 à fevereiro de 1649 em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. A luta aconteceu devido às tropas holandesas, comandadas por Von Schkoppe, terem o objetivo de ocupar os Montes Guararapes.  

Se os holandeses conseguissem tomar o monte os Patriotas não teriam como receber suprimentos e reforços vindos da Bahia. Ao perceberem as intenções dos holandeses, se anteciparam. Realizaram uma marcha noturna forçada e chegaram primeiro nos Montes Guararapes.  

Os patriotas eram compostos por portugueses, africanos e indígenas que estavam defendendo o nordeste brasileiro.

O dispositivo das forças Patriotas comandadas por Francisco Barreto de Menezes era o seguinte: O flanco direito era protegido pelo terço grupamento do índio Felipe Camarão, oculto na restinga de mato existente dentro dos alagados. O flanco esquerdo era protegido pelo grupamento do negro Henrique Dias, ocupando a parte central do Morro do Oitizeiro. No centro, ocupando a parte baixa junto ao córrego da Batalha, entre o Oitizeiro e o Outeiro, o grupamento dos brancos comandados por Fernandes Vieira; e em reserva, mais a retaguarda, o grupamento de Vidal de Negreiros.  

Ao todo eram 2.200 patriotas contra 4.500 holandeses. Ao término da batalha, os holandeses haviam perdido 1.038 combatentes, sendo 515 mortos e os Patriotas perderam apenas 480, dos quais 80 mortos.  

Um ano depois, neste mesmo local, ocorreu a Segunda Batalha dos Guararapes, onde os holandeses foram literalmente destruídos pelos Patriotas, ficando enclausurados no Recife até 1654, quando ocorreu a rendição na Campina do Taborda. 

Essas duas batalhas consagraram, de forma definitiva, o sítio dos Guararapes como o terço sagrado de nosso Exército e da nacionalidade brasileira.  

O Exército Brasileiro escolheu o dia 19 de abril, data da 1ª Batalha, como o dia de seu aniversário. 

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *