Neste sábado 24/10 Manaus celebra 351 anos, com um temporal e uma temperatura de 26º totalmente atípica. Na verdade, é um dia diferente do cotidiano tropical
Quando cheguei em Manaus há 3 anos o primeiro que me impactou foi seu clima. Era agosto e faziam 42º, me sentia sufocada e o suor pingava pelo meu corpo sem me movimentar. As ruas ardiam, era fogo que nem o deserto.
Depois descobri que seu povo é tão quente e aconchegante como a temperatura da cidade. As pessoas são atenciosas, alegres e positivas. Sempre perguntam: Todo bem? E eu não tinha como responder que não. O jeito deles é relaxado e brincalhão. Parece que ninguém está com problemas.
No trabalho fazem o que se pode o mínimo indispensável, nada de estresse com a perfeição, tempo de entrega ou pontualidade nos agendamentos, o normal é chegar uma hora depois do combinado, principalmente se tiver muitas pessoas envolvidas.
A solidariedade é outra das caraterísticas dos manauaras. Em todos os escritórios, organismos públicos e mesmo em casas de família, sempre vão te oferecer água, biscoitos, torradas ou café que se produz no Brasil em grandes quantidades. Uma pena que em geral se prepare muito mal e cheio de açúcar. Alguns compartem sua marmita, cheia de arroz e feijão, para que ninguém fique com fome no almoço, acho muito legal.
Cada um em seu quadrado é um ditado que percebi que cumprem. Os julgamentos sobre a vida e caráter dos outros não são tema de fofoca, são ditos na frente da pessoa, e está tudo certo. É comum se conhecer alguém, bater um papo, falar “a gente se vê, vamos combinar, ta?”, e nem trocar telefone.
O clima também define seu jeito de vestir e penteado. Chinelos e bermudas de diferentes cores, modelos e tecidos estão em moda para qualquer ocasião. Comum também é sair de roupas de esportes, mas sem a intenção de praticar esporte. Não adianta fazer a escova no cabelo, porque ao sair de casa o cabelo fica molhado. Pois é! ainda isso fica difícil para mim que estava acostumada a morar em uma cidade de 24º, minha Caracas, a capital da Venezuela.
O por do sol em Manaus é lindo assim como o Rio Negro e a floresta que conectam com a energia positiva e as maravilhas naturais que Deus criou.
Gastronomía
Dito isso, tenho que fazer destaque da gastronomia manauara porque acho muito gostosa e principalmente saudável. É uma das caraterísticas da região que me apaixonam. O tambaqui de banda, a costela de pirarucu, caldeirada de peixe e tacacá, são meus pratos preferidos. Tenho que admitir que adoro peixe.
Em Manaus, não tem o conceito de refeição com entrada, prato principal e sobremesa separados. Em geral se faz um prato com tudo: verdura, carne, queijo, arroz e feijão. Dai, se acaba comendo uma mistura de tudo.
Não tem como não gostar das frutas que são antioxidantes e fartas em vitaminas para manter o sistema imunológico ótimo. Foi amor à primeira vista com o açaí, cupuaçu, tucumã, taperebá, graviola, buriti e o abacaxi que realmente é o mais doce do mundo.
Não posso deixar de mencionar o Guaraná que ganhou recentemente a denominação de origem. Também amo as castanhas, importantes para mim por conterem grandes quantidades de gorduras insaturadas e poli-insaturadas com ação antioxidante. Dessa forma, além de diminuírem meu colesterol ruim, elas atuam na prevenção da hipertensão, que às vezes me atrapalha.
Esporte, religião e música
Outras coisas que chamaram a minha atenção são que todo mundo torce para um time, de perto ou de longe. O futebol é quase religião e cada time uma capela. As bandeiras das equipes de outros estados são vendidas nas principais ruas nos dias de jogo.
Os domingos, se quiser encontrar uma alma viva no meio da tarde, tem que ir para o shopping. As ruas estão às moscas, mas os shoppings estão lotados por serem climatizados, mas são a coisa mais sem graça de Manaus.
Sempre tem um pastor ou padre falando na televisão ou na rádio. Os templos parecem com clubes sociais e todas as pessoas pertencem a uma religião. Tem no mínimo três igrejas ou templos por rua, mas o centro está lotado de indigentes, precisando de ajuda.
O Teatro Amazonas e algumas casas do centro da cidade são verdadeiras joias arquitetônicas, porém os manauaras nem liguam para isso. No que diz respeito com a música, tem a incrível Orquestra Filarmónica e Amazonas Jazz Band, que antes da pandemia ofereciam concertos semanais de graça, mas, infelizmente muitas cadeiras ficavam sem ninguém.
Eu me confesso apreciadora destas orquestras e dou meus parabéns pela qualidade da sua música. Elas apresentam a música clássica, com arranjos contemporâneos e dando destaque a novos compositores. Porém observo que em qualquer lugar tem música ao vivo e os bares estão cheios de bandas de cover, acho que o pessoal do Amazonas prefere a música sertaneja e forro.
Percebi que os manauaras acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito da região sul do país. Fico esperando o dia quando os manauaras vão abrir seus olhos.
Acorda manauara o bioma da Amazônia detém um terço das reservas de florestas tropicais e o maior banco de diversidade biológica do mundo, além de um patrimônio mineral não mensurado, são invejosos pelos europeus, americanos e pelos estrangeiros em geral que não entendem a floresta amazônica como os caboclos da terra.
Feliz aniversario Manaus!
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Dulce Maria Rodriguez e arquivo
2 thoughts on “A aniversariante Manaus vista por uma imigrante venezuelana”
jesus enrique rama rodriguez
(outubro 25, 2020 - 11:12 pm)Hola amiga buenas noches, super legal tu observación sobre Manaus, no se te escapó nada, felicidades, aquí en Manaus se necesita el toque venezolano, ya que aquí las cosas son de un estilo poco anticuado, más esa son sus costumbres. Vivo en Manaus, super legal me siento aquí, apesar de la gran cantidad de personas ignorante que no estudian y prefieren se perder en el mundo de lo fácil, las Drogas son un gran problema en Brasil, en especial los barrios SERCA de boca de fumasa ect…
Dulce Maria Rodriguez
(outubro 26, 2020 - 3:45 pm)Hola! Muchas gracias por tu comentario. Éxito y prosperidad en tu nueva vida.