A AMMAI – Associação de Moradores Maçambará, Alegrete e Itaqui, trabalha em prol do meio ambiente, protegendo os peixes, os animais, árvores, vegetais e muitos outros projetos visando também à proteção do rio Ibicuí

 

Entrevistamos a Elaine Londero que é a presidente da AMMAI, do Alegrete – RS

A associação AMMAI recebeu a visita na Barranca do rio Ibicuí na Balsa Mariano Pinto, a escola Dr. Romário de Araújo Vieira – CIEP o EMEI Constantino do Jacarai, com alunos e professores, para conhecerem o Projeto da AMMAI “Semeando Vidas” em parceria com o banco Sicredi.

O Projeto ”Semeando Vidas” trabalha sobre o meio ambiente, onde há o plantio de árvores, proteção dos pássaros e peixes, preservando os rios e nascentes, preservando a cadeia alimentar. Fazendo a conscientização sobre os lixos largados na beira da estrada que podem causar grandes incêndios, como latas, vidros, plásticos e laminados que com o excesso do calor no verão que passa dos 40ºC, que em contato com a vegetação seca pode incendiar.

 

Trabalham com o alerta a pesca predatória, pois estamos no período da Piracema, onde é o período de reprodução dos peixes. Durante esse período, eles se deslocam até as nascentes dos rios ou até as regiões rasas para desovarem. Esse processo é muito importante para a reprodução dos peixes e vai do dia 1º de novembro até 29 de fevereiro.

A AMMAI é uma parceira atuante em prol da preservação do meio ambiente, em especial ao rio Ibicuí e de suas belezas únicas que são a mata ciliar e os animais que ali vivem.

A mata ciliar são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens dos rios, igarapés, lagos, olhos d’água e represas. O nome ciliar vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos, como são os cílios para nossos olhos.

O nome Ibicuí é um termo indígena de origem Tupi que significa “água do pó da terra” ou “terra fina”

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *