A alma do Gaúcho, a água não levou embora, conheça um pouco sobre os usos e costumes desse povo tão hospitaleiro

Com todos os desastre que aconteceram no Rio Grande do Sul, o povo segue tentando se reerguer o mais rápido possível, momentos muito difíceis passaram e ainda estão passando. Ainda tem muita gente fora de casa e sem casa mesmo, muitos desabrigados e a ajuda que disseram que viria para as famílias, não é como fazem a propaganda, falar nas mídias sociais que vão dar isso ou aquilo é muito bonito para arrecadar votos, mas na prática não acontece o prometido, pessoas ainda moram em barracas na beira das estradas e viadutos, e o lixo depois que a água desceu  é horrível, e essas pessoas nem conseguiram chegar pra ver o que sobrou de suas casas de tanto entulho nas ruas e dentro de suas casas.

 

Aqui no Sul a tradição gaúcha é muito forte e intensa, assim como em Santa Catarina, Paraná e em outros Estados, onde moram muitos gaúchos desgarrados e seguem usando e ensinando os nossos usos e costumes que vem passando de geração em geração, para que o tradicionalismo nunca termine nesse rincão tão bonito de muitas serras e campos.

O gaúcho é conhecido por seus costumes, você sabe quem é pelo jeito de falar, de se vestir e com a tradição dos pagos nas veias, vamos conhecer alguns desses usos e costumes bem gauchescos.

 

CHIMARRÃO

Todo gaúcho que nasce nesse pago, com meses de idade já toma o chimarrão. O símbolo da amizade e hospitalidade do povo do Sul do Brasil. Essa bebida que aquece o corpo e principalmente a alma do gaúcho. Tomar um chimarrão é colocar as ideias em ordens e planejar os sonhos quando se mateia sozinho, e colocar a conversa em dia quando é tomado com mais gente.

 

CHURRASCO

Quando se fala a palavra churrasco não tem como não lembrar que quem faz o churrasco mais gostoso é quem nasce no Rio Grande do Sul. Uma das tradições mais conhecidas da culinária típica do Estado.

O churrasco assado no espeto, na qual sua origem é indígena, pois ant4es de chegarem os colonizadores, os povos Guaranis já tinham o costume de fazer buracos no chão e assar a carne.

PILCHA                 

A pilcha é a indumentária tradicional do gaúcho e por Lei é o traje de honra do Estado. Já é costume do gaúcho do interior ao acordar colocar sua bombacha, bota e boina, e sair para a lida campeira, também temos os que usam no dia a dia, porque é algo muito natural andar pilchado, assim como andar no seu cavalo crioulo na cidade, também é algo bem comum de fazer.

GINETEADA

Nos rodeios pelo Estado sempre tem a modalidade dos concursos a gineteada, onde exige que o peão ou Ginete (cavaleiro) se mantenha em cima do cavalo xucro ou mal domado pelo máximo de tempo possível, e a prática exige o uso do traje completo com a bombacha, camisa, lenço, bota e chapéu.

MÚSICAS GAÚCHAS

São músicas tradicionalistas que como o nome já diz que fale da tradição do gaúcho. Possui vários ritmos como a vanera, o vanerão, a milonga, o xote e outros ritmos.

Músicas que têm como tema os usos e costumes do pago como a natureza, o vento minuano, o cavalo crioulo, a terra natal, os Pampas, a prenda, o chimarrão, o peão, o frio, a geada, enfim o ambiente que o gaúcho vive.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *