A Agricultura Familiar cresceu muito no Brasil, vamos conhecer o produtor Jeferson Silva do assentamento Novo Alegrete do Rio Grande do Sul

 

…”Somos uma família de 04 pessoas: Jeferson Silva (Eng. Agrônomo), Tatiane (Técnica em Agropecuária) e dois filhos Iago (14 anos) e Isadora (8 anos). Fomos assentados no ano de 2009, no assentamento Novo Alegrete- Alegrete – RS. Juntamente com outras 60 famílias”…

…”Nosso Agronegócio envolve várias atividades produtivas geradoras de trabalho e renda:

– Horticultura (alface, repolho, couve folha, rúcula, tomate, beterraba, rabanete, pepino, melão, melancia e tempero verde. A fruticultura (pessegueiros, bergamoteiras, laranjeiras, ameixeiras e bananeiras, para o auto sustento da família, com venda do excedente.

– Galinhas poedeiras, com produção de carne e ovos para o consumo familiar.

-Bovinocultura leiteira, onde estamos com 20 vacas das raças holandesas, Jersey e mistas. Em média são 15 em lactação onde tira-se 200 litros de leite por dia, que são entregues a uma empresa multinacional – Lactalis do Brasil, que a cada dois dia recolhe o leite no assentamento.

A principal alimentação é a base de pasto. Perenes de verão: hemartria e tifton, anuais de verão: aveia de verão e milheto e anuais de inverno azevém e aveia. Além da silagem para momentos de crise como invernos severos e verões muito secos. Usa-se uma suplementação alimentar diária de ração e sal mineral. Empregamos dois trabalhadores com 4 hs de trabalho por dia”…

 

AGROINDUSTRIA FRUTOS DO CAMPO

…”Esta agroindústria visa o processamento mínimo de vegetais. Com foco na  produção de mandioca que vem no sentido da busca de mais uma fonte de geração de renda e trabalho para a família, junto ao fortalecimento da nossa Associação dos Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Alegrete – APPHA .

Vimos uma oportunidade, já que se tem um grande incentivo por parte do município para a criação de agroindústrias, além de um potencial do mercado consumidor informal e institucional, onde destacam-se: a merenda escolar municipal, estadual e Federal. Além dos quarteis de Alegrete e de Uruguaiana.

Sempre tivemos uma produção de mandioca para o consumo familiar. Agora  plantamos 2 hectares: No mês de agosto plantamos 1 ha, em Setembro 0,5 ha e em Outubro 0,5 ha. Esta atividade resume-se na produção, colheita,  beneficiamento,  congelamento, armazenamento e comercialização”…

 

 

Comercialização

…”No momento ganhamos, através da associação – APPHA, licitações nos quarteis de Alegrete e de Uruguaiana.

Temos a pretensão de via a associação entregar para a merenda escolar municipal e estadual, bem como para o Instituto Federal Farroupilha.

Se tudo correr bem vamos ampliar a agroindústria em tamanho e capacidade de processamento para que possamos atender parte dos mercados locais”…

PADARIA FRUTOS DO CAMPO           

 

…”Nesta atividade contamos com o trabalho de mais duas trabalhadoras. Onde adquirimos a matéria prima nos mercados locais.

Fabricamos os seguintes produtos: Pão caseiro tradicional, pão caseiro formato bolinha, pão de cachorro quente, bolacha caseira, broa de maisena, broa de milho, bolos diversos sabores (cenoura, laranja, milho, maisena, chocolate).

A venda dos produtos se dá em dois espaços:

No mercado institucional todos os produtos tem tido boa aceitação.

Estamos entregando para a merenda escolar das escolas estaduais, municipais, Instituto Federal e para cozinha comunitária do município de Alegrete

Temos a licitação via a associação – APPHA para a entrega de produtos aos quarteis de Alegrete, mas até o momento não foi feito nenhuma compra de bolos”…

 

…”Nos mercados locais estamos entregando somente os bolos, onde as vendas aumentam a cada semana. A produção média de 250 bolos semanais, sendo feito uma entrega semanal.

Atendendo diversos mercados: Baita Chão, mercado Precoce, fruteira Paim, Padaria Don Fernando, mercado União, mercado estrela, armazém Benezer, mercado da Sogra, mercado Max, mercado Dota, padaria nosso sonho e casa do Frango.”…

 

 

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *