A agricultura de subsistência é um tipo de agricultura que garante a sobrevivência do produtor

 

A agricultura de subsistência é quase a mesma coisa que a agricultura familiar, sendo que na familiar ainda pode apresentar outras formas de produção.

É um tipo de agricultura que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade  em que está inserido.

Geralmente a produção é em pequenas propriedades rurais e com poucos recursos tecnológicos. Os materiais usados na maioria são a enxada, foice, arado de tração animal, machado, adubo natural, etc. A produção dos alimentos é para sustentar a família ou a comunidade e o excedente vão para vendas em algumas feiras da cidade.

A plantação é de mandioca, arroz, mandioca, batata, milho, feijão, hortaliças, frutas… A principal vantagem é a qualidade dos produtos, não são utilizados agrotóxicos, conservantes e nem produtos químicos, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis e mais procurados também.

 

A agricultura de subsistência resiste à modernização e é praticada em várias partes do mundo, em especial na América Latina, Ásia e África.

Na Ásia, a rizicultura (cultivo de arroz) é muito comum em propriedades coletivas de subsistências. No Continente Africano esse tipo de agricultura é muito praticado, além de haver o pastoreio nômade com rebanhos de bovinos, ovinos, equinos e de camelos.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *