A Agave Azul é a planta que produz a tequila mexicana
Márcia Ximenes Nunes
O Brasil também é um exportador de Agave
Agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor graus dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. É composto por 183 espécies, uma delas Agave Tequilana, da onde se produz a tequila.
A palavra Agave é derivada do grego “agavos’, que significa “ilustre”. Trata-se do nome místico de uma filha de Cadmo. Da cultura Asteca, a deusa Mayaheul, que tem uma agave como símbolo, representa saúde, longevidade, festividade e fertilidade. Para o povo Nahuati, habitante original do oeste do México, a planta era adorada por representar o poder terreno da deusa Mayaheul sobre o vento, a chuva e as colheitas.
Os conquistadores espanhóis encontraram o povo Nahuati produzindo uma bebida, chamada de “pulque”, a partir da fermentação da planta agave, a bebida era usada principalmente em cerimônias religiosas e para fins medicinais.
Agave é uma planta suculenta nativa do México, serve como alternativa para o açúcar. A frutose do agave não é tão prejudicial à saúde quanto a sacarose do açúcar, mas seu consumo deve ser moderado.
É um composto por carboidratos, especialmente a frutose. Assemelha-se ao mel, tem a consistência de xarope, sendo extraído das folhas do agave azul.
O agave tem fontes minerais como o cálcio, ferro, potássio, zinco e magnésio.
Os veganos não consomem o mel, porque é de origem animal, o xarope de agave é uma opção vegana, porque se assemelha ao mel.
Agave é uma planta que surgiu em Guadalajara, no México, muito utilizada na cura da gripe. A parte mais comum da agave azul é o néctar. Parte que é removida para a fabricação de adoçantes naturais e bebidas alcoólicas. Também combate o colesterol alto e a propagação de bactérias presentes em cortes e feridas. É a fibra vegetal mais dura que existe.
No Brasil sua popularidade no campo é grande, por ser de origem vegetal, a agave tornou-se popular entre os veganos e aqueles que querem adotar uma boa qualidade de vida.
O solo brasileiro é um dos melhores para a produção de agave. Somos um dos maiores exportadores de vegetais do mundo. Hoje exporta para mais de 150 países como China e Estados Unidos. No Brasil os estados maiores produtores são Paraíba e Bahia.
TEQUILA
A tequila é produzida a partir da agave azul, que nada mais é do que uma espécie de babosa (e não um cacto, como muita gente acredita). Muito parecido com o abacaxi. O agave possui um miolo (esse miolo leva o nome de piña) que é extraído e pode atingir até 70 quilos por ramo.
Pelas leis mexicanas, a tequila pode ser produzida apenas no estado de Jalisco e em regiões limitadas de Guanajuato, Michoacán, Nayrit e Tamauplipas. A tequila é uma bebida alcoólica e deve ser consumida com moderação.