8 de junho é o Dia do Citricultor no Brasil

Hoje, no dia 8 de junho, é celebrado o Dia do Citricultor no Brasil. A data foi estabelecida em 1969 e ajuda a valorizar a importância do profissional que cuida das plantações e da produção das frutas cítricas como a laranja, limão, lima, tangerina e cidra, além do abacaxi e da acerola.

As plantas cítricas são perenes, ou seja, apresentam ciclo de desenvolvimento que varia de seis a dezesseis meses, dependendo da espécie, da variedade e da variação sazonal das condições térmicas e hídricas do local. Dentro desse período, a planta passa por diversas fases até que esteja pronta para a colheita dos frutos.

O Brasil é um tradicional produtor de frutas cítricas, o papel do citricultor é tão relevante que fez do país o maior produtor mundial de laranja, sendo que já no primeiro quadrimestre de 2021, a exportação já supera 21,2% do registrado no mesmo período do ano passado. Segundo a CitrusBR, o Brasil responde por 79% do suco de laranja comercializado no mundo.

Para a safra 2021/2022, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estima uma produção de 294,1 milhões de caixas de 40,8 quilos no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais. O valor corresponde a um aumento de 9,51% com relação à última safra.

Já no Rio Grande do Sul, a secretaria de Agricultura estima que os pomares de laranja possam ter avançado de 22,43 mil hectares em 2019 para até 25 mil neste ano, o que seria um incremento de cerca de 10% no plantio. Esses números garantes ao estado o sexto lugar como maior produtor brasileiro, sendo ainda uma área em expansão para os gaúchos.

Parabéns a todos os profissionais da citricultura, pessoas tão importantes para o desenvolvimento do Brasil!

Post Author: Laura Dorneles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *