A 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a maior feira de agronegócio sustentável do estado, deve movimentar R$ 230 milhões, afirmou o governador Wilson Lima na abertura do evento, nesta terça-feira (24). A feira acontece pelo segundo ano no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins.
O governador destacou que os produtos comercializados na Expoagro, que incluem desde tratores e implementos agrícolas até estivas e demais produtos, serão vendidos sem a cobrança de ICMS. Ele também ressaltou o apoio logístico oferecido pelo governo aos pequenos produtores do interior do estado, facilitando sua participação na feira. “A Sepror está coordenando essa logística com o objetivo de facilitar a vida de quem está vindo expor seus produtos”, disse Wilson Lima.
Atendendo a um pedido do setor primário e do presidente da FAEA, Muni Lourenço, o governador também ordenou que o secretário da Sepror, Daniel Borges, inicie a compra de alimentos para os pequenos produtores de gado, que enfrentam dificuldades devido à seca extrema que afeta o Amazonas. “Estamos comprando cerca de 300 toneladas de casquilho de soja, farelo de trigo e sal mineral para entregar a esses pequenos produtores, para que seus animais possam ter acesso à alimentação”, afirmou o governador.
Muni Lourenço enfatizou a necessidade de ajudar tanto as pessoas quanto os animais, já que estes últimos garantem o sustento de muitas famílias. Wilson Lima reafirmou o compromisso do governo em promover ações em prol dos produtores rurais, garantindo assistência durante esse período de crise.
Texto e Fotos: Conceição Melquíades