Na tarde desta terça-feira (10) aconteceu a passagem de comando do General da Divisão Omar Zendim para o General da Divisão Carlos André Alcântara Leite. A solenidade aconteceu na sede da 12a Região, localizada na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus.
A primeira solenidade foi a inserção de fotografia do General Omar na galeria dos eternos. Agradecido, o comandante saudou a todos, inclusive a família que estava na cerimônia.
“Essa é uma cerimônia singela, mas que tem um significado importante para o Exército Brasileiro. Como primeiro ato, agradeço ao General Furlan por assumir este cargo. Para mim é uma grande satisfação. Agradecemos a acolhida desde o primeiro momento. Agradeço a presença de todos neste evento”, disse.
O General Furlam deu a oportunidade para que os familiares, estreassem o retrato do General.
“Essas fotos representam quem esteve aqui e deixou a região como está hoje”, declarou.
O General Omar Zendim recebeu a insígnia de Comando e lembranças pelo período de prestação de serviços na unidade.
Passagem de Comando
A segunda etapa da solenidade aconteceu às 17h30 com a tropa marchando rumo ao novo comando. O Coronel Figueiredo fez a apresentação da tropa. A 12a Região Militar Mendonça Furtado é responsável pelo apoio logístico na Amazônia Ocidental. O Tenente Alex conduziu a oração do guerreiro da Selva durante a solenidade.
Omar Zendim dicursou emocionado diante da tropa, agradeceu aos principais aliados durante o período em quem esteve à frente das Região.
“Aqui fui feliz.É com grande satisfação que me dirijo a todos. Muito obrigado. Esses um ano e quatro meses passaram muito rápido. O sentimento de missão cumprida é grande. Sou grato a minha instituição Exército Brasileiro. Saio enriquecido de ensinamentos. Foram mais de 15 mil horas navegadas e 613 de vôos”, declarou.
O General Furlan também discursou diante das autoridades, tropa e do pôr-do-sol do Rio Negro. Emocionado, agradeceu a amizade e a competência de Omar.
“Recebei esse facão de Ajuricaba, recebi e não devolvo. Omar é um soldado extraordinário e vai deixar saudades”, disse emocionado.
General Omar Zendim
Nascido em 13 de abril de 1963, em Agudos, Estado de São Paulo. Incorporou às fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1987, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO em 1994 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME em 2004.
Além dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares do Exército, realizou o Estágio de Escalador Militar e Guia de Cordada, Curso Básico Paraquedista, Curso de Operações na Selva, Curso de Ações de Comandos, Estágio de Operações Aeromóveis, Curso de Mestre de Salto, Estágio de Salto Livre, Curso de Forças Especiais, Curso Avançado de Inteligência, Curso de “Joint Force Air Component”, Estágio no “Jungle Operation Training Batalion” – EUA/Panamá, Paraquedista honorário do Exército dos Estados Unidos, Paraquedista honorário (salto livre) da Força Aérea do Paraguai, Paraquedista honorário do Exército do Paraguai e Curso de Especialização em Análise de Inteligência Estratégica, no Instituto de Inteligência das Forças Armadas, na Argentina.
Durante sua vida militar, foi Instrutor no Centro de Instrução de Guerra na Selva, Instrutor do Curso de Comandos e de Forças Especiais, Comandante da 12ª Companhia de Guardas, Comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais (Fundador), Comandante do Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva, Comandante do Centro de Instrução de Operações Especiais, Assessor de Infantaria e de Tropas Especiais na Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, Chefe da Seção de Inteligência do Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Chefe da Seção de Operações do Comando da Brigada de Operações Especiais, Chefe da Seção de Inteligência do Comando Militar da Amazônia, Chefe da Seção de Inteligência Estratégica da então Subchefia de Inteligência Estratégica, da Chefia de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa.
Desempenhou, como Oficial-General, o cargo de Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Ararigbóia”, em São Gabriel da Cachoeira-AM e Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus-AM.
No Brasil, recebeu as seguintes condecorações: Ordem do Mérito Militar, Grau Grande Oficial; Medalha Militar Ouro com Passador de Platina; Medalha do Pacificador; Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Ouro; Medalha Corpo de Tropa com Passador de Ouro; Medalha Marechal Osório, O Legendário; Medalha Mérito Aeroterrestre com Passador de Prata; Ordem do Mérito Naval, Grau Comendador, e Medalha Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil; Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Grande Oficial, e Medalha Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira; Medalha da Ordem do Mérito Ministério Público Militar, Grau Grande Oficial; e Distintivo de Comando
Texto e fotos: Bruna Oliveira e Antônio Ximenes