O rio Negro em Manaus voltou a secar 4 centímetros nesta quarta-feira (30/10), após um período de estabilidade. O nível registrado é de 12,21 metros, de acordo com o site do Porto de Manaus.
A retomada do rio vinha acontecendo desde o início do mês de outubro a partir do dia 13, conforme a última atualização na quinta-feira (24/10) não representa o fim da seca.
A elevação não decreta o fim da seca, pois ainda está passando pelo momento de repiquete, que é quando o rio enche e depois volta a secar, também chamado de processo de efeito sanfona, pelos especialistas. Em 9 de outubro deste ano, o rio Negro registrou sua maior vazante ao chegar aos 12,11 metros, superando a média anterior de 12,70 metros, registrada em 2023.
A Superintendente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Jussara Cury explicou para um veículo de comunicação, que “o Rio Negro, em Manaus, entrou em uma fase que de estabilidade, que é quando as descidas ficam menores. O rio fica parado e depois começa a subir, ainda em pequenas variações diárias”, afirmou.
Conforme Jussara, “é o que está acontecendo neste momento no Rio Negro, na região metropolitana”.
O 44° Boletim de Monitoramento Hidráulico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado nessa segunda-feira (21/10), mostra que apesar desse aumento no nível da água, ainda é uma subida inferior comparado com os anos de 2010 e 2023, que mostram um volume do rio maior no período.
Imagem: Reprodução