No Amazonas, no Porto de Itacoatiara os principais produtos agrícolas transportados são a soja via Terminal Graneleiro Hermasa para exportação e o trigo importado pelo TUP Ocrim.
Hoje (10/11) comemora-se o Dia Nacional do Trigo, o alimento que é rico em nutrientes, traz muitos benefícios para a saúde. Ele é o segundo tipo de cereal mais cultivado no mundo. Já no Brasil, é o ingrediente muito utilizado, principalmente na produção de pães, bolos, biscoitos, massas, entre outros.
A forma mais popular de uso do trigo é por meio da farinha. Seja ela branca ou refinada, é obtida a partir do processo de refinamento dos grãos de trigo. Além da farinha, o trigo pode ser consumido como germe, que é o embrião do grão de trigo. Já a fibra de trigo, também conhecida como farelo de trigo, é a camada externa do grão, obtida durante a moagem da produção da farinha.
Na importação, o Brasil tenta reduzir a dependência do trigo importado, mas o clima e a baixa rentabilidade afetam a produção nacional. Ainda assim só em 2020, a importação de trigo pelo país deve atingir recorde de 7,3 milhões de toneladas, devido ao aumento crescente na demanda, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Dados do governo apontam desembarques de 747,8 mil toneladas no mês passado (sendo 700 mil da Argentina), ante 619 mil toneladas no mesmo período de 2019.