05 de novembro, dia do Técnico Agrícola

Neste dia especial é importante destacar que o Técnico Agrícola é um dos responsáveis pela produção da alimentação global. E este profissional merece todo respeito e apoio, pelo que ele representa na produção de alimentos.

Hoje, 05 de novembro comemora-se o Dia do Técnico Agrícola. Essa profissão é regulamentada pela Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968 e pelo Decreto Federal nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002 e Decreto Federal nº 90922, de 06 de fevereiro de 1985, que cria a profissão e fixa as atribuições profissionais da categoria. 

Esse trabalho é vital para o mundo, pois eles contribuem diariamente para que a agropecuária brasileira seja vanguarda na produção de alimentos para a humanidade. São eles quem aprovam a qualidade dos alimentos e produtos agrícolas, mas seu trabalho vai muito além. 

Bruno Roque é técnico agrícola há dez anos, além de escolher sua profissão por amor também teve influência da família, como o avô e os tios. Para ele, exercer essa função no Amazonas tem sido uma tarefa difícil. 

“Ser técnico agrícola no Amazonas não é fácil, hoje você para atuar na área tem que está empregado ou pelo Estado ou por uma Prefeitura Municipal. No Amazonas os agricultores e criadores ainda não tem a mania que tem lá no Sul e Centro-Oeste de ter o seu técnico agrícola na sua fazenda, na sua propriedade. Aqui infelizmente ainda estamos atrasados nesse meio, mas a gente vai caminhar devagar.” 

Apesar de toda dificuldade Bruno ama o que faz. “Eu amo minha profissão, técnico agrícola é bom, você está ali no meio do campo, está mexendo com terra, com as plantas, isso é muito gratificante”, concluiu. 

Técnico Bruno à direita na Vila do Engenho em Itacoatiara

Já Silvio é formado há 23 anos e exerce a profissão a 17, hoje em dia trabalha na Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), como Técnico em Fiscalização Agropecuária. Para ele escolher a carreira foi bem fácil. 

“Eu escolhi essa profissão porque sempre me identifiquei com a criação de animais e plantações, vim do interior do Amazonas e tinha um sonho de levar para o meu município todo o conhecimento adquirido como técnico em agropecuária.”, disse. 

Assim como Bruno, Silvio também enfrenta as mesmas adversidades para exercer esse ofício no Amazonas. 

“Ser técnico no Amazonas é uma profissão desafiadora, pois não temos mercado de trabalho e nem valorização. Mas gosto do que faço, torço para que um dia minha profissão seja reconhecida com todos seus valores, humano, financeiro e etc…”, finaliza Silvio. 

Técnico Silvio no seu posto de trabalho na BR 319 BVA igapó Açu.

Homenagear o técnico agrícola, além de ser um ato de reconhecimento da relevância e dos serviços prestados por esses trabalhadores à agricultura brasileira, é também valorizar o ensino técnico neste país. 

Parabéns a todos os técnicos que trabalham arduamente para a expansão e colaboração no setor primário no Amazonas. 

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *