Manaus – “Esse reconhecimento eu estendo em primeiro lugar aos meus pais pelo exemplo de liderança que foram e me inspiraram a seguir seus passos”, disse a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcléia dos Santos Lima Solidade, que será homenageada nesta quarta-feira (8), dia em que se comemora o Dia internacional da Mulher, com o Diploma de “Mulher Cidadã Amazonense”.
O título é destinado a homenagear mulheres que contribuem para o pleno exercício da Cidadania no estado do Amazonas. A entrega acontece em sessão especial em alusão à data comemorativa, às 11h, no Plenário Ruy Araújo, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.
Valcléia é natural de Murumuru, uma comunidade quilombola situada no município de Santarém, estado do Pará. Há 28 anos se dedica às causas da Amazônia, em projetos socioambientais. Ela atua no Projeto Saúde e Alegria, no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF), iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-AM), e implementado pela FAS.
Entre as atividades exercidas, Valcléia Solidade desenvolve atividades em prol do empoderamento feminino a partir do empreendedorismo sustentável, em ações educativas, e confecção de artesanatos com pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, incentiva a participação de lideranças femininas, da luta das mulheres pela conquista de seu espaço e protagonismo.
Valcléia destaca que a homenagem só a incentiva ainda mais a “se dedicar e desenvolver projetos que auxiliem na melhoria da qualidade de vida das populações.
Para ela, seus pais lhe deram “exemplo de liderança e que foram sua inspiração e a seguir os passos que deu. Além, disso, se sente agraciada pelas comunidades que lhe permitiram realizar as atividades depositando confiança na parceria.