A Federação de Hipismo do Amazonas também marcou presença na 46ª Expoagro. No sábado (28), atletas de seis entidades de Manaus: Meneger Empresa Nasser, Escola de Equitação Nissin Pazuelo, Escola de Equitação Tiradentes (Cavalaria da Polícia Militar do Amazonas), Chácara Santa Maria, Centro Hípica Alexia Cordeiro e Haras Nilton Lins, realizaram uma prova – show com 32 atletas.
O presidente, Helano Pontes Melo, explicou que as provas realizadas no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no quilômetro 2, não fazem parte do calendário amazonense, mas adiantou que vai criar um campeonato exclusivo para a Expoagro.
Helano Melo disse ainda que neste ano a estrutura do espaço está melhor em relação ao ano passado, mas que falta algumas adaptações, por exemplo, uma pista de distensão, para fazer a distensão do animal antes da entrada, “e como a gente não tem, então a gente está com algumas limitações, mas a ideia é que no próximo ano tenha. O governo tem nos atendido a todas as nossas necessidades e que no próximo ano a gente consiga fazer isso. A Expoagro sempre foi um palco do hipismo e esta prova extra-calendário, que acontece hoje, embora fuja do modelo do esporte normal, está sendo assimilado pelos federados”, disse.
Das categorias, os competidores participam nos obstáculos de 0,60m e 0,85m, que são chamadas de Categoria Escola. Mas há os da categoria de 1,10 m, categoria intermediária, voltada para cavaleiros que já têm alguma experiência em competições.
“Nós temos aqui atletas que participaram recentemente do Campeonato Brasileiro de Hipismo”, destacou Helano.
Os vencedores nos obstáculos de 0,60m e 0,85m foram premiados com uma bicicleta para o primeiro lugar, um aparelho Eco Show para o segundo lugar, uma manta para cavalo para o terceiro lugar e outros prêmios até o quinto lugar.
Texto e Fotos: Conceição Melquíades