Representantes de cooperativas do Norte e DF prestigiam inauguração da nova sede da OCB-AM

O presidente do Sistema OCB/PA Ernandes Raiol da Silva esteve presente na inauguração da sede própria da OCB Amazonas. “Preciso parabenizar o presidente da OCB-AM, e presidente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas da Região Norte (FECOOP Norte), José Merched Chaar, são seis estados que compõem a região Norte: Tocantins, Rondônia, Pará, Roraima, Acre e Amapá, e ainda o Amazonas, e a superintendente Cláudia Sampaio, por essa sede maravilhosa, que com certeza fará diferença para o cooperativismo do Amazonas. José Merched deixa um grande legado, bem como também o Dr. Petrúcio pai e o Dr. Petrúcio Júnior, que são muito importantes para esta história e para os 32 municípios do Estado que já conta com os serviços do sistema de cooperativismo”.

Ernandes Raiol falou ainda da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, no Pará. “Vai ser um divisor de águas para as pessoas do Pará, mas porque não para todas as pessoas da região Norte como um todo. Esperamos que seja um projeto que ajude a nossa região”, disse.

A presença do presidente paraense no evento fortalece ainda mais o reconhecimento de fomento ao cooperativismo no estado, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção do cooperativismo como um modelo econômico e social sustentável.

O encontro de presidentes, dirigentes e lideranças do setor cooperativo não só do Norte, mas da OCB Nacional, na pessoa do gerente de planejamento do Sescoop Nacional, Fábio Estorti de Castro. “A gente que fala tanto de desenvolvimento sabe o quanto é importante ter um espaço e aqui é de fato a casa do cooperativismo, para que as cooperativas se sintam bem representadas nesta nova sede, que é bem mais confortável, espaçosa. Que aqui possamos ter mais momentos de reflexão e muitas ações para o desenvolvimento do cooperativismo do Amazonas”, disse.

Conforme Estorti, para o Nacional é importante ver este desenvolvimento, pois existem desafios e metas que precisam ser alcançados como, por exemplo, o BRC1Tri de prosperidade, “queremos chegar há um trilhão de faturamento das nossas cooperativas e é importante este espaço aqui no Amazonas, para semear muitas discussões e o desenvolvimento não só do Amazonas, mas de toda a região, visto que o cooperativismo na Região Norte tem crescido bastante nos últimos anos, na forma de trabalho, renda, programas de inovação, cursos, projetos sociais, ações de sustentabilidade com o SomosCoop.

Fábio Estorti também disse que o ato cooperativo foi bastante discutido na Reforma Tributária visando garantir o grupo integrado pelo Sistema S: Senai, Senac, Sesc, Sesi, Senar, Sescoop, Senat, Sest e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E, a manutenção do Ato Cooperativo, unindo desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade.

OCB Rondônia

O presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, por sua vez, disse estar orgulhoso como pessoa do Norte poder participar uma estrutura física “muito aconchegante, a casa do cooperativismo”. Mas, para ele, o mais importante é que “os colaboradores que aqui irão trabalhar, vão poder contar com ferramentas modernas, salas amplas, climatizadas. Sem dúvida, o prédio antigo era bom, mas esse é bem melhor, pois é próprio. E também mais perto do centro da cidade. Quem ganha com isso é os cooperativistas do Amazonas e toda a sociedade, porque aqui há investimentos”.

“Preciso agradecer ao presidente José Merched e toda a diretoria, todos os cooperados. A obra que inaugura hoje aqui em Manaus, no Amazonas, nós temos que dizer que quem ganha com isso são os nossos clientes, o qual são os cooperados. Você sabe que nossas cooperativas não têm clientes, tem sócios, mas aqui na OCB os clientes são as cooperativas, os seus cooperados, para poderem buscar aqui capacitações, o lugar é amplo, é conchegante e isso traz conforto. Eu sempre digo que o espaço físico é a cara da gestão, mas para o espaço físico funcionar bem tem que ter os colaboradores capacitados e nisso a OCB-AM está de parabéns,” frisou.

Texto: Conceição Melquíades

Post Author: Conceição Melquíades

Jornalista e ativista social, fascinada pela Amazônia e o povo que nela habita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *