Manaus – A superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcléia dos Santos Lima Solidade, foi agraciada com o título de “Mulher Cidadã Amazonense” nessa quarta-feira (8), dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, no Plenário Ruy Araújo, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher homenageou outras 60 mulheres com o diploma que reconhece a contribuição delas em prol da sociedade.
Valcléia foi prestigiada, também, com a presença de mulheres das quais fazem parte de seu dia a dia e auxiliam nas muitas atividades coordenadas pela superintendente da FAS, que atua, principalmente nas questões voltadas ao empoderamento feminino.
“Eu recebi a homenagem e o título de mulher amazonense e isso é motivo de muito orgulho para mim, mas eu estendo esta homenagem para todas as mulheres que acreditam e somam comigo nas atividades que podem fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Valcléia, que continuou:
“Um sentimento de gratidão e também um maior senso de responsabilidade do que eu passo a representar por mulheres que como eu tiveram que passar por muitas privações para poder ocupar esse espaço e ser referência.
Temos muitos desafios pela frente, e a caminhada ainda é longa, mas não devemos nos abater diante de batalhas que muitas das vezes não conseguimos alcançar, mas sim, celebrar cada uma das conquistas que alcançamos”, refletiu Valcléia.
De acordo com o presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), “esse diploma é um reconhecimento público da importância das atividades dessas mulheres na sociedade”.
O parlamentar falou da representatividade feminina desenvolvida por médicas, advogadas, assistentes sociais, parlamentares, serviços gerais e mais uma gama de mulheres que constroem o dia a dia, nos espaços de convivência.
“São elas que nos movem, que movem o mundo. Nossa gratidão a todas vocês. Sintam-se homenageadas neste dia que é festivo, mas acima de tudo de reflexão”, pontuou Cidade.
Valcléia é natural de Murumuru, uma comunidade quilombola situada no município de Santarém, estado do Pará. E há 28 anos se dedica às causas da Amazônia, em projetos socioambientais, atuando, principalmente, em projetos que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, incentivando a participação de lideranças femininas, da luta das mulheres pela conquista de seu espaço e protagonismo.
Valcléia Solidade faz parte de um projeto Saúde e Alegria, no Pará, e é responsável pelo Programa Bolsa Floresta (PBF), iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, implementado pela FAS em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-AM).
A superintendente desenvolve também atividades voltadas ao empreendedorismo sustentável, ações na área de educação, confecção e produção de produtos artesanais, visando a promoção e melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia.
Para ela, seus pais lhe deram exemplo de liderança e foram sua principal fonte de inspiração e referência. Contudo, Valcléia diz que sua força e vontade de seguir vem principalmente da confiança de muitas pessoas excelentes, e em especial, mulheres que acreditam em seu trabalho e seguem seus passos e lhe encorajam cada vez mais cuidar das pessoas que cuidam da floresta e a deixam em pé. “Isso faz com que eu me sinta agraciada pelas confiança e parceria”, frisou.