Manaus, capital amazonense, completa 355 anos nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, e o aniversário da cidade será celebrado com shows gratuitos e exaltação cultural.
As festividades contam com uma programação vasta que foi programada para ocorrer por 16 dias, e em diferentes pontos da cidade, com diferentes gêneros e ritmos.
Nesta quarta-feira (23), véspera do aniversário de Manaus, as zonas Norte e Leste vão poder prestigiar os shows nacionais do grupo de pagode Raça Negra, e do cantor Amado Batista, que se apresentarão na alameda Alphaville, próximo ao parque Gigantes da Floresta. Os shows vão começar às 19h e vão até a madrugada. A programação também conta com atrações locais como Jessica Lima, Banda Meu Xodó, Lucas Moura e Felipe Lessa.
Na quinta-feira (24), o anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste, será palco de uma a programação voltada para o público gospel. A cantora Damares deve embalar o show com louvor para o público, com músicas conhecidas do repertório da cantora como “Sabor de Mel” e “Consolador”. O evento terá início às 18h30.
Símbolo das festividades de aniversário da cidade, o tradicional Boi Manaus acontece nos dias 24 e 25 de outubro no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
Em 2024, a programação embalada por muito boi-bumbá conta com estrutura mais ampla, moderna e totalmente repaginada. O evento contará com a apresentação dos bois Corre Campo, Garanhão e Brilhante, além da apresentação completa dos bois Caprichoso e Garantido, com os itens oficiais.
Manaus e sua história
Manaus foi fundada em 24 de outubro de 1669. A cidade que, agora é conhecida como Manaus, era chamada de Barra do Rio Negro e foi renomeada em homenagem aos povos indígenas que viviam nas terras, originalmente, os Manaós. Os povos que viviam no Rio Negro foram símbolo de resistência amazônica, por serem os maiores repressores dos europeus, quando chegaram nas terras amazonenses. O nome Manaós, que na língua nativa significa Mãe dos Deuses, deu origem ao que conhecemos, hoje, por Manaus.
Uma cidade rica em floresta e cultura, abriga o majestoso Encontro das Águas, dos rios Negro e Solimões. Além de ser banhada pelo maior rio do mundo, o Amazonas. O centro histórico, se destaca pelos pontos turísticos como o Teatro Amazonas, construído em 1896, e o Centro Cultural Palácio Rio Negro, erguido em 1903, em estilo eclético, foi residência do comerciante de borracha Karl Waldemar Scholz.
A cidade também oferece oásis de natureza, como o Bosque da Ciência e o Jardim Botânico Adolfo Ducke, onde os visitantes podem se conectar com a exuberância amazônica. E, recentemente, em 4 de abril de 2024, foi inaugurado o Mirante Lúcia Almeida, um novo ponto turístico que oferece uma visão panorâmica da cidade. Essa diversidade de atrativos torna Manaus um destino único e atraente para turistas e amantes da cultura e natureza.
Texto: Ryan Jatahy e Sandrine Moraes
Edição: Conceição Melquíades
Fotos: Semcom e Divulgação