A 41ª Expoagro foi a retomada da mais importante vitrine do agronegócio amazonense, depois de seis anos sem acontecer. O público de aproximadamente 350 mil pessoas e o volume financeiro de R$ 78 milhões em negócios com isenção fiscal de ICMS no local, especificamente, facilitado pelo governo do Estado, é a mostra clara do sucesso e da importância dela, como indutora do desenvolvimento. O governador Wilson Lima e toda a equipe da Sepror, capitaneada pelo secretário Petrucio Magalhães, estão de parabéns pela coragem de manter viva a esperança de milhares de produtores rurais com o retorno da feira.
Nós, da avicultura, entendemos que o setor primário é a força auxiliar do Polo Industrial de Manaus (PIM); mas com grande capacidade para ser, também, uma alternativa real a este modelo, que vive sob constantes ataques. O lançamento do Plano Safra 2019/2020 com investimentos de R$ 350 milhões e a realização com êxito da feira agropecuária, são evidências concretas que o Amazonas caminha para uma ‘virada de chave’ no setor primário e que podemos superar um PIB de 10% na área do agronegócio, no curto prazo.
Mas, para isso, precisamos estar focado em tecnologia, pesquisa, legislação de salvaguardas e investimentos público e privado, para evitar que nosso mercado seja dominado pelos alimentos externos, oriundos de regiões que já estão com a indústria alimentícia consolidada.
Com a liderança do presidente Muni Lourenço, da Faea, vamos trabalhar junto ao Executivo e ao Legislativo; bem como também às instituições de pesquisas locais, universidades e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para mantermos esse ritmo de retomada social e econômica da produção rural, onde mais de 270 mil empregos são gerados.
Muitas novidades percebemos na 41ª Expoagro, como o melhoramento genético do rebanho bovino amazonense, especialmente no gado leiteiro, com as raças Gir e Girolando, o que é um excelente sinal, porque não é mais necessário comprar embriões lá fora, aqui já temos fazendas com altíssimo padrão genético. Nesta direção, vamos nos fortalecendo com tecnologia de reconhecida performance, o que leva ao desenvolvimento sustentável do agronegócio.
Com esse cenário, já estamos projetando uma 42ª Expoagro de sucesso em 2020, quando, tudo indica, ela já estará em seu local definitivo, naquele que será o parque de exposições mais moderno do Norte do Brasil. Parabéns produtores rurais. Obrigado sociedade amazonense!