Durante a premiação do Hackathon Agrotech, que integra a programação da Expoferr 2024, o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, anunciou oficialmente, na quinta-feira (7), a 6ª edição do Programa Jovens Líderes do Agro. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o programa tem o objetivo de identificar e desenvolver jovens com grande potencial de liderança e estimular a cultura empreendedora no setor agropecuário nacional.
Carvalho ressaltou a importância do anúncio ter ocorrido no contexto do Hackathon, onde jovens empreendedores e inovadores estavam reunidos, explorando soluções tecnológicas para o agronegócio.
“Fazer o anúncio do CNA Jovem aqui, no Hackathon, tem um simbolismo especial. Estamos diante de mentes criativas e engajadas, e queremos que esses jovens vejam no CNA Jovem uma oportunidade de ampliar suas visões e habilidades de liderança, que o agro tanto precisa. Faço aqui o convite para que esses futuros líderes de Roraima se inscrevam e participem desta nova edição, onde terão a chance de impactar diretamente a transformação do setor”, declarou.
A 6ª edição do programa, voltado a jovens brasileiros de 22 a 30 anos com ligação com a agropecuária e formação técnica ou superior, começará ainda este ano. As inscrições estarão abertas a partir de 18 de novembro e seguirão até 16 de janeiro de 2025. Em suas edições anteriores, o CNA Jovem já contou com a participação de mais de 7 mil jovens de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, formando lideranças que continuam a contribuir para o desenvolvimento do agronegócio no país.
A superintendente do Senar Roraima, Amanda Lia, informou que jovens interessados em participar desta edição já podem realizar um pré-cadastro. “O site do programa está funcionando desde a última segunda-feira (4), onde contém todas as informações sobre o CNA Jovem. Nele, os interessados, também, podem fazer uma pré-inscrição. É só acessar www.cnajovem.org.br”.
Roraima tem uma história brilhante no CNA Jovem. Na segunda edição, em 2016, o indígena Joaquim Lima Neto, da etnia Macuxi, destacou-se nacionalmente com sua iniciativa “Jovens Multiplicadores Liderando o Agro em Uiramutã”, o que lhe garantiu uma visita técnica à Nova Zelândia e um curso de inglês. Na edição de 2023, Eduarda Franco também se sobressaiu com o projeto “Café 360”, voltado à comunidade indígena Kauwê, em Pacaraima. Como prêmio, Eduarda participou de uma missão técnica que percorreu diversos estados brasileiros. Já Mayara Pereira, também vencedora de destaque, levou adiante uma iniciativa junto aos pescadores de Caracaraí. Hoje, ela atua no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde teve a oportunidade de apresentar seu trabalho diretamente ao ministro André de Paula.
O Programa Jovens Líderes do Agro tem como missão continuar transformando a realidade do setor agropecuário brasileiro ao desenvolver uma nova geração de líderes, que trazem consigo uma visão inovadora e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Roraima, com sua tradição de jovens líderes engajados, se prepara para mais uma vez marcar presença na iniciativa, reforçando o papel do estado no cenário agropecuário nacional.
Texto: Fernanda Marins
Foto: William Roth