O proprietário da Fazenda Toca da Pitaya, localizada no quilômetro 35 da AM-010, é o primeiro e maior produtor de pitaya do Amazonas. Hoje, a propriedade possui mais de 120 mil pés e conta com mais 60 mil em propriedades agregadas, somando uma produção mensal de 20 toneladas.
A expectativa para o ano de 2023 é que a produção alcance cerca de 840 toneladas de frutos. Com uma estimativa de receita bruta dos agricultores/produtores de proximadamente R$ 4,2 milhões, de acordo com dados IDAM.O secretário de estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Junior , afirma que “o cultivo de pitaya no Amazonas vem ganhando cada vez mais adeptos e espaço nas pequenas propriedades rurais do estado.
Planta típica de locais quente e úmido, vem apresentando viabilidade econômica e mercado consumidor promissor, inclusive para exportação. O Governo, por meio do Programa Agro Amazonas, acredita no potencial da cultura da pitaya e tem apoiado os produtores rurais com fomento de mudas, assistência técnica e capacitações”.