O curso Técnico em Fruticultura vem ganhando destaque durante os seis dias da 46ª Expoagro, atraindo a atenção dos visitantes no stand da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAEA). Com duração de dois anos, o curso procura formar profissionais especializados para atuar em toda a cadeia produtiva de frutas, desde o cultivo até a comercialização.
Muitos dos alunos são filhos de produtores rurais ou já atuam no setor, utilizam os conhecimentos já adquiridos para modernizar e aprimorar as suas propriedades.
A engenheira agrônoma, Juliana Feijó, coordenadora do curso, destaca o progresso dos alunos.
“Eles já são finalistas, estão prestes a concluir o curso com formatura prevista para dezembro. No total, 13 alunos integram a turma, sendo que 10 participaram das provas teóricas e práticas da disciplina de Planejamento Estratégico, realizadas durante o evento”, explicou. Ela ainda ressaltou que o curso tem sido uma excelente oportunidade de capacitação para o setor rural.”
Entre os alunos, Fausto dos Anjos compartilhou sua experiência e expectativas para o futuro. “Sim, eu gosto muito. O curso é muito interessante e complementa outros cursos que já fiz. Atualmente, estou cursando Administração na faculdade e já sou formado em Agronegócios. Sou filho de produtor rural, e tenho uma propriedade na qual pretendo, no futuro, produzir bastante.”
Fausto ainda ressalta sobre o impacto do curso nos planos dele. “Minha família já pratica a fruticultura, mas de maneira mais tradicional. O meu objetivo é trazer novas tecnologias administrativas e produtivas para melhorar o sistema de produção e explorar novos modelos de negócios”, explana.
O curso é voltado principalmente para produtores rurais, filhos de produtores ou profissionais que já atuam no setor agropecuário, seja em áreas governamentais, privadas ou no terceiro setor.
“O foco da Fruticultura está no estudo da produção, no desenvolvimento de tecnologias e na comercialização, tudo voltado para frutas, seja como alimento ou como suporte para outros produtos agrícolas”, complementa Fausto.
A iniciativa tem se mostrado uma ferramenta importante para o desenvolvimento da fruticultura na região, com a expectativa de que os formandos contribuam de maneira significativa para o avanço do setor.
Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a Expoagro deve receber 280 mil visitantes nos seis dias de programação e movimentar mais de R$ 230 milhões na economia do estado.
Texto e Foto: Sandrine Moraes
Edição: Conceição Melquíades