Desde que o mundo é mundo, o lixo existe
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Desde que o mundo é mundo, o lixo existe. Os nômades já descartavam os restos dos animais que caçavam e, na medida em que o homem foi ficando mais civilizado, a quantidade de lixo produzida por ele também aumentou.
As civilizações antigas, como os Hindus, já dispunham de sistema de esgoto, além de pavimentação de ruas. Os israelitas possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, bem como os cadáveres e o lixo produzido no reino.
Foi na Idade Média que surgiu os primeiros serviços de coleta de lixo. Na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, houve o aumento significativo na produção de lixo, causando graves impactos sanitários.
No século XX, a questão do lixo já não girava em torno apenas do descarte de materiais orgânicos. O destino de todo esse lixo (inclusive o industrial) também consistia em um grande problema, tanto que até a metade do século, Estados Unidos e a Europa, jogavam grande parte do lixo coletado nos mares, rios e áreas limítrofes.
Tudo foi mudando no nosso planeta, se antes o lixo era constituído apenas de material orgânico, agora ele tem características diversas: pode ser radioativo, eletrônico, industrial, químico e outros.
Então, tivemos a necessidade de pensar em alternativas que não fossem simplesmente estocar todo esse lixo em aterros ou descartá-lo de forma irregular no meio ambiente, já que a maior parte do lixo moderno demore muito mais tempo para se desintegrar naturalmente, foi assim que a reciclagem assumiu um papel importante diante de tais necessidades.
A reciclagem trata-se de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima, para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior, como as latas de alumínio, garrafas de vidros, papéis de escritório e recipientes de plástico.
Como vamos reciclar?
Existem muitas formas de destinar o nosso lixo para a reciclagem. Se um produto for reciclável basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados. Nem todos os bairros, condomínios e casas possuem serviço de coleta seletiva e muitas vezes o descarte pode ser feito por meio de postos independentes.
CORES DA COLETA SELETIVA
– AZUL – Papel e papelão
– VERMELHO – Plástico
– VERDE – Vidro
– AMARELO – Metal
– PRETO – Madeira
– LARANJA – Resíduos perigosos (pilhas e baterias)
– BRANCO – Resíduos de hospitais e serviços de saúde
– ROXO – Lixo radioativo
– MARROM – Lixo orgânico
– CINZA – Lixo não reciclável
Podemos reciclar papéis, vidros, plásticos, pneus, eletrônicos, latas, metais, etc.
Com a reciclagem beneficiamos o meio ambiente e a área sócioeconômica.
Vantagens da reciclagem:
– Redução de acumulação de resíduos
– Evita a produção de novos produtos
– Evita o consumo de energia
– Evita agressões ao solo, ar e águas
– Contribui para o uso racional dos recursos naturais
– Proporciona melhor qualidade de vida
– Proporciona fonte de renda
– Evita sansões ambientais as empresas
– Melhora a imagem das organizações que se incubem também de reciclar.
O dia internacional da reciclagem é comemorado em 17 de maio, essa data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas) para a educação, a ciência e a cultura, buscando estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.
Com o crescimento das indústrias, o lixo se tornou um grande problema ambiental no mundo inteiro. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados, voltem a cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.
Neste dia temos que nos conscientizar da importância de reciclarmos os produtos dentro de nossas casas, isso é importante para o meio ambiente hoje e no futuro também, para que nossos netos tenham um ambiente melhor e um planeta com vida.