Já é bem sabido que os agricultores e os pecuaristas são os responsáveis por termos a comida na nossa mesa todos os dias, são eles que trabalham noite e dia, faça chuva ou faça sol, eles trabalham duro para que esses alimentos cheguem até nós.
É aquele produtor que vende os pés de alface nas feiras da praça perto da sua casa, o outro se dedica a plantação de arroz, soja, milho, feijão entre tantas outras, para que tenhamos um prato de comida saudável dentro do nosso lar e o pecuarista quem cuida da proteína, a carne que é sempre bem vinda aos nossos pratos. Temos que agradecer a eles toda essa dedicação e hoje vamos falar do agricultor.
A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelo homem. Esse desenvolvimento esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e de seus espaços geográficos.
A agricultura é responsável por 21% dos empregos formais do nosso país. No ano passado, a agricultura participou com 24,8% do PIB e 47,6% das exportações no Brasil.
Somos o maior produtor mundial de soja, o quarto maior produtor de algodão, o maior exportador de suco de laranja e o segundo maior exportador de algodão.
Você lembra que até meados de 1970 nossa economia agrícola era baseada no cultivo de cana-de-açúcar e café, e importávamos o arroz, o feijão, carnes e leite.
Nossa produção de grãos entre os anos de 2001 e 2023 triplicou a área e a área cultivada dobrou de tamanho, o que aumentou a nossa economia.
A evolução da agricultura garantiu a segurança alimentar da nossa população, a criação de indústrias, a geração de empregos e renda. O povo brasileiro conseguiu se alimentar adequadamente sem precisar vir o alimento de outros países, pois somos capazes de produzir nosso próprio alimento e ainda exportar para os outros.
A modernização da agricultura no nosso país tem como base as inovações tecnológicas em insumos, máquinas e equipamentos, e processos agrícolas e agroindústrias, ocorrido a partir do movimento que passou a ser chamado de “revolução verde”.
Os pequenos e médios agricultores são responsáveis pelos elementos básicos da alimentação como o feijão, arroz e produtos hortifrutigranjeiros. Os grandes produtores estão focados nas plantações de soja, milho, algodão e diversos outros cultivos destinados tanto ao mercado interno, como também para a exportação