Os parlamentares de sete Estados que compõem a região amazônica aprovaram um requerimento que convoca a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para participar de uma reunião para alinhar diversas pautas de interesse comum na região Norte.
O convite à Marina Silva foi anunciado durante reunião, nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, onde os parlamentares discutiram sobre os embargos promovidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) contra madeireiros e pecuaristas. A reunião está prevista para o dia 30 de junho.
Durante a reunião os parlamentares voltaram a falar sobre as autuações do órgão ambiental que têm prejudicado criadores de gado em vários estados. O Instituto chegou a divulgar que em relação ao ano passado houve aumento em 240% no número de autuações e justifica que é para combater os elevados índices de desmatamento.
O presidente da autarquia, Rodrigo Agostinho, destacou que o órgão irá cumprir a legislação, mas garantiu o caminho do diálogo e direito à ampla defesa para as pessoas que tenham sido acionadas pelo instituto.
“Não podemos deixar de cumprir a legislação vigente, foram mais de dois milhões de hectares desmatados nos últimos dois anos e devemos dar uma resposta a sociedade e ao mundo. O Ibama dará o direito a todos de se defenderem em caso de embargos, mas devemos desenvolver projetos nessa área na câmara dos deputados”, destacou.