A Eneva, que é a maior operadora privada de gás natural on shore (em terra) do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia, o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Silves assinaram, nesta quarta-feira (12/04/2023), um memorando de entendimento que define a Escola Estadual Agobar Garcia, em Silves, como o local onde será implantado um programa de formação técnica com cursos na área de gás e energia. , luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
A assinatura ocorreu durante cerimônia realizada nesta tarde na Escola Estadual Agobar Garcia, em Silves, pelo vice-governador do Estado do Amazonas, Tadeu de Souza; pelo prefeito de Silves, Paulino Grana; pela professora Hellen Cristina Silva Matute, presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM); pelo diretor de Relações Externas da Eneva, Damian Popolo; e pela diretora de Gente, ESG, Saúde & Segurança, Comunicação e Cultura da Eneva, Anita Baggio. O documento firmado estabelece as diretrizes fundamentais para a concretização dos cursos, que terão duração de aproximadamente três anos.
“Colaborar e colocar nossos recursos para ajudar na qualificação desses jovens é mais uma ação que reforça o nosso compromisso de longo prazo para o desenvolvimento do interior do Amazonas. Estamos comprometidos em apoiar a formação e qualificação da mão-de-obra local e empenhados em ajudar a construir um legado para esta região que ultrapasse o empreendimento da empresa.”, afirma Anita Baggio, diretora de ESG, Saúde & Segurança e Comunicação da Eneva.
Escola técnica poderá desenvolver as potencialidades regionais do interior do Amazonas
A empresa pensou este projeto para que ele esteja sintonizado com o mercado, especialmente o do setor de Energia. Mas, no futuro, a escola poderá atender outras potencialidades regionais como, por exemplo, hotelaria, construção civil etc. Neste programa, caberá à Eneva prestar apoio ao Governo do Estado com a reforma de infraestruturas necessárias ao treinamento de mão-de-obra local, incluindo a montagem de laboratórios. Todos esses equipamentos ficarão como legado para a população.
A companhia irá ainda colaborar para evitar a evasão escolar, podendo incluir a eventual provisão de bolsas de estudo e apoio com alimentação para alunos de baixa renda. As refeições desses jovens serão fornecidas pelo grupo Elas Empreendedoras, uma iniciativa da empresa com foco no empreendedorismo feminino e que capacitou, em Silves e Itapiranga, 101 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tendo gerado mais de R$ 100 mil em vendas apenas em 2022. Durante o curso, também está previsto que a empresa realize palestras, visitas e aulas práticas para integrar os estudantes ao mercado.
*Com informações da assessoria.