A meta da Fetagri é que trinta Sindicatos implante o programa e comecem a funcionar no interior até o final deste ano
FETAGRI AM entrega a documentação de 20 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amazonas que fizeram adesão ao programa do INSS Digital, na reunião, realizada nesta segunda feira, (29), com o Gerente Executivo do INSS do Amazonas e direção da Federação.
O INSS Digital é o novo marco do atendimento do órgão no Brasil, por diminuir o tempo de espera nos processos dos beneficiários, uma vez que ele é feito todo digitalmente. Com ele, todos os 62 municípios do Amazonas ficarão cobertos com o atendimento do INSS, o que deve ampliar dos atuais 313 mil para 800 mil beneficiários.
Atualmente, a maioria dos municípios não têm agência do INSS. São apenas 27 unidades em todo o Estado, sendo sete em Manaus. Segundo o próprio instituto, o índice de benefícios pagos, de 7,7%, no Amazonas está abaixo da média nacional de 18%.
Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Amazonas fizeram adesão ao acordo de Cooperação Técnica entre a CONTAG e Instituto Nacional de Seguro social (INSS), que deve injetar R$ 3 bilhões na economia do Estado nos próximos três anos.
“Nossa meta é que pelo menos trinta (30) Sindicatos implante o INSS Digital e comecem a funcionar no interior até o final deste ano. Esse número vai aumentar gradativamente e em 2022, podemos gerar recursos de até R$ 150 milhões por mês para os municípios”, afirmou o presidente da FETAGRI AM” Edjane Rodrigues.
O INSS Digital tornará uma ferramenta importante para a representação e defesa dos direitos e dos interesses dos agricultores e agricultoras familiares, uma vez que os sindicatos que aderiram serão os responsáveis pelo encaminhamento de diversos benefícios previdenciários para a população rural, inclusive, de aposentadorias.
Os Sindicatos que aderiram ao ACT da CONTAG/FETAGRI AM até o momento foram, Barreirinha, Codajás, Anori, Beruri, Nhamundá Maués, Novo Airão, Manacapuru, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Tefé, Boca do Acre, Presidente Figueiredo, Pauini, Silves, Itacoatiara, Itapiranga, Manaquiri, Manicoré e Urucurituba.
A ideia também é aproximar a população agrícola dos serviços oferecidos pelo órgão. Entre os serviços que poderão ser agendados estão: alterar meio de pagamento; atualizar dados cadastrais do beneficiário; atualizar dados do Imposto de Renda (atualização de dependentes, declaração de saída definitiva do país, retificação de Dirf); cadastrar declaração de cárcere; cadastrar ou atualizar beneficiários para o salário-família; cadastrar ou renovar procuração; cadastrar ou renovar representante legal; desistir de aposentadoria; pensão por morte; reativar benefício; emitir certidão para saque do PIS/Pasep e FGTS, entre outros serviços.
Texto Dulce Maria Rodriguez com informação da Assessoria
Fotos: Divulgação