Militares do Comando Conjunto Sudeste apoiam comunidades indígenas em Roraima

Vinte e dois profissionais da saúde da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, participarão do trabalho de assistência às populações indígenas nas terras Yanomami e Raposa Serra do Sol 

Os militares do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) e do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) embarcaram na aeronave KC-390 Millennium na manhã desta segunda-feira (29), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com paradas no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Manaus (AM), antes de pousar nas localidades de Auaris, Waikás, Surucucu, Flexal, Maturuca e Ticoça, em Roraima.

Diante da pandemia de Covid-19, os indígenas foram orientados a permanecerem em suas aldeias e evitarem o contato com outras pessoas que poderiam transmitir o novo coronavírus. Por isso, os profissionais de saúde das Forças Armadas prestarão atendimentos médicos e ambulatoriais de diversas especialidades, como ginecologia, clínica geral, pediatria e infectologia, além de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

 

No total, 22 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participarão do trabalho de assistência às populações indígenas até o dia 6 de julho.

As equipes de saúde também levaram equipamentos de proteção individual, suprimentos médicos, insumos hospitalares, medicamentos e testes para detectar Covid-19, totalizando 4 toneladas de materiais.

Estima-se que 2,5 mil indígenas das etnias Yanomami, Macuxi e Ye’kuana sejam beneficiados com a missão do Ministério da Defesa juntamente com o Ministério da Saúde.

 

Texto com informações do Comando Conjunto Sudeste 

Fotos: CCSE

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *