Com apoio do Governo do Amazonas, desde sua instalação na sede do município de Tapauá, (distante 449 quilômetros de Manaus), em 2020, a Abufari Produtos Amazônicos, empresa de beneficiamento e exportação de castanha-do-brasil, vai realizar sua primeira grande exportação para o exterior em 2023, após apresentar seus produtos na 87ª International Green Week Berlim, feira sustentável de alimentos realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Embaixada do Brasil na Alemanha, o evento iniciou na dia 20 (sexta-feira) de janeiro e encerra no dia 29 de janeiro (domingo).
A informação é do Chief Executive Officer (CEO) da Abufari Produtos Amazônicos, Leonardo Baldisera, que participa do evento como membro do projeto Agro.BR, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Apex-Brasil.
“É uma grande honra estar aqui na Semana Verde Internacional de Berlim representando o Amazonas, trazendo nossos produtos diretamente do interior de Tapauá para o mercado europeu. E não poderia deixar de enaltecer nossa grande parceria com o Governo, com o Sistema Sepror, com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e todas as comunidades de Tapauá, e prefeitura do município. Todos nos deram condições de desenvolver o trabalho, que foi criar um vetor econômico no estado e trazer este produto e apresentar o potencial do sabor da castanha-do-brasil para o mercado europeu”, disse Baldisera.
O empresário, que fez parte do grupo de nove empresários rurais brasileiros participantes da atual edição da International Green Week, disse ainda que a primeira remessa de exportação da usina de beneficiamento Abufari Produtos Amazônicos para o mercado europeu deverá acontecer em abril próximo.
*com