Redução no volume de produção e aquecimento da demanda doméstica explicam alta dos preços, segundo pesquisadora da Cepea
O preço da carne de frango congelada teve aumentou 6,5% em junho em relação a maio, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A pesquisadora Juliana Ferraz afirma que a alta foi motivada pelo aumento da demanda doméstica, impulsionada no começo de mês pelo recebimento de salário e auxílio emergencial. A redução no volume produzido também pesou.
Apesar do desempenho ter melhorado neste mês, consequência da retomada parcial de algumas atividades, o movimento ainda está abaixo do esperado pelo setor. Por isso, houve redução de produção e alojamento com intuito de controlar a sobreoferta no mercado nacional.
Em relação ao mercado externo, a pesquisadora explica que no mês anterior houve um volume alto de proteína agrícola escoado pelo Brasil, quase 400 mil toneladas. Por esse motivo, alguns países como China e Japão devem ter estocado as proteínas, o que explica o ritmo menor de exportações durante junho.
Sobre os próximos meses, Ferraz afirma “vai ser comum a gente ver quedas pontuais, mas a expectativa é que os preços fiquem estáveis”.
Texto com informação Assessoria
Fotos: Reprodução