MEC participa da 1ª Reunião de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

O evento promovido pelo Ministério da Defesa teve como objetivo reunir, debater ideias e organizar o sistema de ensino das forças armadas (Foto: Reprodução)

Representantes do Ministério da Educação (MEC) participaram, nesta terça-feira (11), da 1ª Reunião de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD). O evento teve como objetivo principal promover o fortalecimento da educação e da cultura no setor de defesa. Entre os temas abordados estavam: a preservação a efetividade dos sistemas de ensino das Forças Armadas; estímulo ao desenvolvimento de estudos de defesa; estreitar o relacionamento com órgãos e instituições parceiras; e contribuições para a preservação e divulgação do patrimônio histórico-cultural.

Na oportunidade, o ministro da Educação, Vitor Godoy, apresentou na abertura da reunião os desafios e as perspectivas da educação brasileira. O histórico de mal desempenho em avaliações nacionais e internacionais, regulação, orçamento e formação dos docentes foram apontados como principais desafios da educação brasileira. Por outro lado, os resultados dos investimentos na melhoria da educação também foram citados. Entre eles, o ministro destacou a alfabetização, por meio de bases científicas, a implementação da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, na qual identifica-se os temas em que os estudantes estão com deficiências e ações para saná-las, a valorização dos professores com o aumento do piso salarial, a maior da história com 33% de aumento, e cursos de capacitação para os docentes.

(Foto: Reprodução)

O Programa Pró-defesa (Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Cientifica e Tecnológica em Defesa nacional), fruto de uma parceria entre o MEC, por meio da Capes, e o Ministério da Defesa, foi um dos temas de destaque do evento. A ação se destina a fomentar a cooperação entre as instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas cientificas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de defesa nacional.

A iniciativa visa aumentar as pesquisas e a formação de recursos humanos pós-graduados em áreas de interesse da defesa nacional. O fortalecimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu tem como finalidade reforçar os estudos de defesa e segurança, diagnosticar e aplicar os mecanismos práticos nos mais variados temas de defesa.

Entre os presentes estavam chefes e diretores de ensino das forças armadas; ministros, presidentes e secretários-executivos de instituições civis da área de educação e cultura (Capes, MEC, CNPq, etc.), comandantes das escolas de altos estudos das forças armadas e do Ministério da Defesa.

Fonte: Ministério da Educação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *