Nesta sexta-feira (16), a partir das 7h30, ocorrerá uma Operação Anfíbia Multinacional, em Itaoca/ES.
Durante o evento, que integra a Operação UNITAS LXIII, serão realizados exercícios conjuntos, simulando o resgate de civis, envolvendo diferentes armamentos e equipamentos. Haverá a participação de Fuzileiros Navais de 12 países: Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, França, Jamaica, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Na ocasião, além dos Fuzileiros Navais, poderão ser observados, veículos blindados e anfíbios da Marinha do Brasil, Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e os veículos blindados sobre rodas PIRANHA, e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, veículos blindados leves sobre rodas Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) e o Light Armored Vehicle (LAV), além de muitos outros equipamentos e armamentos.
No ar, poderão ser observadas aeronaves de três países: Brasil (helicópteros UH-15 Super Cougar e UH-12 Esquilo e aviões AF-1 Skyhawk), Estados Unidos (helicópteros UH-1Y Venom e o AH-1Z Viper) e México (helicóptero Mi-17).
Todos os Fuzileiros Navais e seus equipamentos desembarcarão a partir de 5 navios anfíbios, que poderão ser observados no mar: Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Navio Desembarque Multipropósito “Bahia” e Navio Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, da Marinha do Brasil, Navio Transporte Anfíbio “Mesa Verde”, da Marinha dos Estados Unidos, e Navio Multipropósito “Libertador”, da Marinha do México.
A Operação UNITAS é o exercício marítimo multinacional mais antigo ainda em atividade, estando em sua 63ª edição. A UNITAS LXIII é organizada pela Marinha do Brasil em parceria com a Marinha dos Estados Unidos, contando com a participação de navios e tropas de Fuzileiros Navais e de Operações Especiais de 19 países. Além do Brasil, participam Estados Unidos, Belize, Camarões, Colômbia, Chile, Coreia do Sul, Equador, Espanha, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Uruguai. Ao todo, estão mobilizados 12 navios brasileiros e 8 estrangeiros, um submarino, aeronaves de asa fixa e rotativa, além de veículos terrestres.
Fonte: Força de Fuzileiros da Esquadra