Abertura da 15ª edição da conferência será realizada nesta terça (26) e terá o ministro general Paulo Sérgio Nogueira como anfitrião.
A cerimônia oficial de abertura da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CMDA) será realizada em Brasília, nesta terça-feira (26). O objetivo do evento é debater os setores de defesa e segurança. O país-sede é alternado a cada dois anos, e o Brasil, com o ministro general Paulo Sérgio Nogueira, é o anfitrião do biênio 2021/2022.
De acordo com o Ministério da Defesa, a conferência “tem como principal finalidade promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate e o intercâmbio de ideias e experiências no campo da defesa e da segurança”.
Na programação está prevista a apresentação dos resultados das discussões de temas como ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz e segurança; cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre. Será abordado ainda o papel das Forças Armadas em relação a fluxos migratórios, tema apresentado pelo Brasil.
“Ao término do fórum, no dia 28 de julho, será assinada a Declaração de Brasília pelos Ministros da Defesa dos Estados-membros da CMDA, documento que assinala a agenda da XVI CMDA durante o biênio 2023/2024, os temas que serão estudados nos próximos grupos de trabalho, as conclusões dos debates e o compromisso dos Estados-membros no âmbito das conferências”, informou o Ministério da Defesa.