Idam coordena reuniões para o ordenamento pesqueiro em Parintins

Com o objetivo de controlar a pesca predatória, em busca de um acordo que regule as atividades pesqueiras no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), coordenou duas reuniões no fim de semana, nas localidades do Paraná de Parintins e Lago do Máximo, com representantes de 37 comunidades e diversas entidades com expertise no assunto.

 

Estiveram presentes representantes do Governo do Amazonas como a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), UEA (Universidade do Estado do Amazonas), Capitania dos Portos, Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Ifam (Instituto Federal de Tecnologia), Sindpesca-Pin (Sindicato dos Pescadores de Parintins), ColpaPin (Colônia de Pescadores Artesanais de Parintins), Sempa (Secretaria Municipal de Produção Rural) e apoio da unidade local do Idam de Parintins.

 

O Idam, por meio da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca, passou a desenvolver um estudo que orienta a criação de um Acordo de Pesca, que vai proteger as espécies e ordenar a atividade pesqueira, dando tempo para a recuperação dos estoques naturais. É o que explica a engenheira de pesca do Idam Alcelene Salerno.

 

“É urgente a necessidade de proteção dos recursos naturais existentes na região, entre eles os peixes. Espécies que eram muito abundantes, como o mapará e o pirarucu, hoje já não são tão fáceis de encontrar. Nem mesmo o defeso permanente do Pirarucu tem protegido essa espécie, por não termos uma área especifica para a pesca manejada no município”, enfatizou.

 

Nas reuniões, realizadas nos dias 23 e 24 de abril, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário do Lago do Máximo e Murituba do Paraná de Parintins, respectivamente, foram debatidos pontos referentes à elaboração do Acordo de Pesca, como o zoneamento e mapeamento das áreas escolhidas para a manutenção, preservação e pesca comercial de cada um dos dois acordos.

 

Além das diretrizes já abordadas, foram criados os comitês gestores responsáveis por dar prosseguimento na orientação e desenvolvimento das atividades. Os comitês têm a participação das demais entidades parceiras e dos representantes das comunidades envolvidas nos Acordos.

 

Estão agendas para os próximos dias 28 de maio e 19 de junho (Comunidade Nossa Senhora da Assunção-Zé Miri), as próximas reuniões, no Paraná de Parintins e no Lago do Máximo, respectivamente, quando serão dados os prosseguimentos para a construção do Acordos.

FOTOS: Diego Alves/Idam 

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *