Comando Militar da Amazônia comemora 374 anos do Exército Brasileiro

O Dia do Exército Brasileiro remete à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648.

O Exército Brasileiro comemorou, nesta terça-feira (19), 374 anos. Durante mais de três séculos, a instituição contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, e para a defesa da Pátria.

Com o objetivo de celebrar a data, foi promovida pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) uma formatura alusiva ao aniversário do Exército. Durante a formatura, realizou-se a leitura da Ordem do Dia, elaborada pelo Comandante da Força Terrestre, General de Exército Freire Gomes. A ordem exaltou as realizações da instituição em prol do País e os desafios que estão por vir.

“O século XXI está a exigir, em todos os Campos do Poder, respostas rápidas e eficazes que façam frente aos desafios que, nesse ambiente multifacetado, certamente surgirão. Não será diferente no Campo Militar, onde os conflitos modernos, muito além da tradicional doutrina, demandarão a implementação de ferramentas de elevado conteúdo científico-tecnológico”, ressaltou a ordem do dia.

O Comandante do CMA, General de Exército Furlan, destacou a importância do Exército Brasileiro na Amazônia.

“O Exército Brasileiro faz esse aniversário hoje e na sua missão o Exército sempre vai defender a soberania do nosso País, aqui na Amazônia a tropa vai estar sempre presente defendendo a soberania, sempre pronto a ajudar a população. Para nós essa noite foi muito especial, estávamos com saudade das nossas formaturas com tantos convidados e é uma honra para o Exército. Eu agradeço a presença de todos comemorando o aniversário do nosso Exército Brasileiro”.

No evento, o empresário Juarez da Navegação Prates recebeu do comandante do CMA, a Medalha do Exército, uma consagrada honraria, que distingue os homens que mantém excelente relacionamento com a força terrestre, na tradição da Batalha de Guararapes, símbolo da unidade soberana do povo brasileiro em armas, na luta contra os invasores da Pátria, neste caso há 374 anos em vitorioso combate contra os holandeses, em Pernambuco.

General Furlan e o empresário Juarez da Navegação Prates

O Diploma de Colaborador Emérito do Exército busca distinguir personalidades e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares veteranos e integrantes das forças auxiliares, que praticaram ação destacada ou serviço relevante juntamente com o Exército Brasileiro.

Assista na íntegra o vídeo que o CMA publicou em alusão a data:

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *